Dicas para instalar interfone

by - janeiro 15, 2012

Antes de instalar ou querer instalar um interfone em uma residência,escritório,prédio,etc. deve-se observar se o imóvel tem uma tubulação correta para instalar o interfone, caso não tenha tem outra opção tais como canaletas, conduites, e vários outros.
Ok. Resolvido o problema de tubulação vem agora a fiação.
A fiação depende do modelo e marca do aparelho de interfone a ser instalado, o modelo mais simples do mercado geralmente são instalados com um par de fios para a monofonia.

Veja desenho abaixo: click no desenho para ampliar imagem.



Lembrando que deve-se observar o manual do equipamento para ver o quanto de fio que é usado para instalar o interfone.

Os mais simples são três pares:

(1 par para o monofone)
(1par para energia “110v ou 220v”)
(1par para a fechadura eletrônica)

existem outras formas mais seguras de instalação de interfone para que o portão social não seja violado através do painel (unidade externa) do interfone.

Veja desenho abaixo: click no desenho para ampliar imagem.

Dicas = observe a altura do painel externo a ser instalado, confira a voltagem antes de ligar, confira antes de conectar qualquer fio ao equipamento (evitar ligação errada) para não danificar o equipamento ou mau funcionamento.
Obs: muito interfone tem dispositivos de arrombamento do painel que tocam o interfone ou disparam alarmes, na hora da instalação feixe o painel externo e teste o interfone, nunca teste o interfone com alguma tampa aberta.
mais dicas para hdl

You May Also Like

39 comments

  1. Olá, instalo interfone da maneira mais simples possível. Descobri neste Blog muitas e variadas maneiras de se instalar um interfone. Se for possível gostaria que fosse sanadas algumas dúvidas: (1) O que é um sistema violável e um sistema inviolável? (2) Onde devo instalar a fonte? A mesma fonte serve para todos os modelos de interfones? Qual o objetivo da fonte?
    Desde já agradeço.
    Evandro.

    ResponderExcluir
  2. O sistema violavel é uma instalação onde é ligado o fio F F no painel externo para abrir uma fechadura eletronica ou demais circuitos de abertura.(atravez do painel externo do interfone se fechar curto nos fios 1 e 4 ou direto no transistor aciona-se o circuito ligado no F F do painel)por isso o sistema é violavel.
    O sistema inviolavel, nada é ligado no F F do painel.(fechando-se um curto nada é acionado)
    A fonte deve ser instalada em caixas de passagem de fios, laje, ou onde não molhe ou tome umidade.
    Sim, a mesma fonte pode ser utilizada em todos os interfones nos modelos que possuem fonte separadas, ha modelos em que a fonte já esta embutida no circuito do interfone sã os modelos que ligam energia direto no painel do interfone.
    O objetivo da fonte é de converter a voltagem de 220V ou 110V em 12V,pois o circuito do interfone funciona com a tensão de 12V.

    ass: portaoeletronicoservicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Uma fechadura HDL pode ser instalada em um interfone de outra marco?

    ResponderExcluir
  4. sim. qualquer outra marca,sendo que a saída para a fechadura seja 12V.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    Tenho uma dúvida que é a seguinte: instalamos o sistema de interfonia novo no prédio (HDL), está tudo funcionando perfeitamente. O problema que estamos tendo é que, às vezes, uma das fechaduras não abre, nem no botão do interfone e nem no botão de abrir externo, que fica próximo à porta.
    O estranho é que quando isso acontece, após empurrar levemente a porta e pressionar o botão de abrir novamente, ela abre normalmente.
    Ou seja, parece que se a trava não fica em uma posição certa ou a porta fica com muita pressão, fazendo muita pressão na fechadura, a mesma não funciona.
    Alguém já se deparou com esse tipo de problema?
    Agradeço a atenção!
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  6. ja sim. na nossa instalaçao nao ligamos a fechadura direto na saida FF do painel, ligamos reles na saida FF com fontes individuais para acionar as fechaduras. seu problema pode ser que a saida FF nao suporta duas fechaduras sendo acionadas simultaneamente, por isso que de vez em quando uma delas falha. nao chega carga suficiente para acionar as bobinas.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia.
    bom acontece que, o pessoal(os que tocam)externamente o interfone não escutam quem esta falando no monofone interno. podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Tenho um vídeo porteiro LIDER; estou tentando instalar um monofone adicional HDL, mas quando o coloco no gancho o mesmo buzina o interfone;....o que pode ser?

    ResponderExcluir
  9. verifique no monofone HDL o Jumper que seleciona para outros modelos de painel externo.esta logo acima dos bornes 4,3,1.
    ou confira a ligação feita nos bornes 4 e 1.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Temos uma central THEVEAR e alguns monofones (ICAP HO) estão apresentando defeito. Podemos utilizar algum outro monofone de outra marca? Já vi que outras marcas tem modelos que aparentemente são similares ao que usamos.

    ResponderExcluir
  11. se for de 2 ou 3 fios pode utilizar o monofone hdl é só mudar o jumper dentro do monofone para outros modelos.

    ResponderExcluir
  12. no esquema de ligação de uma fechadura com dois painéis de interfone os reles a serem utilizados são vca ou vcc e qual o tipo de capacitor,eletrolitico,poliester ou ceramico,obrigado

    ResponderExcluir
  13. reles 12V corrente continua(VCC).
    capacitor eletrolítico, 470uf atraca o rele por pelo menos 0,8 segundos.
    e diodos 4007.

    ResponderExcluir
  14. onde ligar o fio ff da interfone no motor do portão?

    ResponderExcluir
  15. onde ligar o fio ff da interfone no portão elétrico

    ResponderExcluir
  16. verifique a postagem.
    http://portaoeletronicoservicos.blogspot.com.br/2013/09/abrir-portao-eletronico-pelo-interfone.html

    ResponderExcluir
  17. no meu predio nao tem outra tubulaçao a nao ser a eletrica que da na caixa do dijuntor pois gostariamos de colocar ali ,gostaria de saber quais os problemas que possa dar colocando ali o fio do interfone vai ser o blindado e os da rede eletrica estao todos encapados nao tera contato com a rede eletrica .obrigado

    ResponderExcluir
  18. walson. Estou realmente precisando de uma ajuda. Gostaria de poder arrumar o meu interfone e estou no interior de SP. O aparelho toca a campainha mas quando atendo não consigo ouvir a pessoa ou ser ouvido por ela. Isso aconteceu de uma hora para outra. As vezes parece que tem um mal contato. Consigo arrumar ou verificar o que está acontecendo ou terei que comprar outro fone? Você poderia me dar alguma dica de como verificar isso? Obrigado. Renato.

    ResponderExcluir
  19. este tipo de defeito tem vários itens a verificar.
    na parte interna verifique se os fios estão bem soldadas na capsula e no microfone letreiro, verifique também a chave push se esta agarrando, verifique também o cabo em espiral,
    estes são alguns itens a observar para detalhar ficaria muito grande
    é um defeito um pouco enjuado de se resolver por envolver quase todo equipamento e fiação utilizada

    ResponderExcluir
  20. Olá,estou instalando uma fonte a +/- 20 mts do porteiro,gostaria de saber
    qual tipo de fio apropriado para esta distância.Obrigado

    ResponderExcluir
  21. OLa! Obrigada pelas dicas do blog.
    Moro em um condominio com varios predios e tenho hoje 2 interfones, um ligado direto a portaria central (somente para comunicacao com o vigilante/porteiro) e outro ligado a portaria do meu predio (para comunicacao de abertura eletronica da porta). Gostaria de saber se eh possivel fazer as duas ligacoes um um unico aparelho de interfone. Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. tem sim deverá instalar um painel coletivo ligado a central portaria.
    toda central portaria tem uma chave que transfere para o painel externo.
    na ausência do porteiro este modo é usado para a comunicação do prédio com a área externa,

    ResponderExcluir
  23. e onde não tem como fazer a instalação no modo seguro? seja por distancia ou tubulações velhas e "lotadas" tem alguma maneira de tornar o sistema seguro?

    ResponderExcluir
  24. sim utilizando grades de proteção com parafusos transpassando a parede.
    a intenção é proteger o painel externo para não ser violado por terceiros.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia! Vamos trocar o porteiro atual (Thevear 8 Posições - 2 fios) para um HDL MPE-08. Pergunta: Posso reaproveitar os interfones da Thevear que possuímos (modelo: ICAP-PL - Planalto 2 fios)? É só modificar os Jumpers? Obrigado!

    ResponderExcluir
  26. olá amigo bom dia, tenho aprendido muito com as suas dicas muito obrigado, minha duvida é a seguinte estou com uma instalação de interfone hdl residêncial que os interfones as vezes abre o fecho e as vezes não abre o fecho do portão,tenho observado que ao empurrar o portão por fora o mesmo abre, e puxando por dentro tambem abre. pergunta esse defeito é do fecho de 12 volts ou é do painel? agradeço muito se poder me ajudar

    ResponderExcluir
  27. gostaria de saber oque que pode ocasionar para que ao colocar o interfone no gancho ele fica com a camphainha ligada direto e quando tiro ela desliga

    ResponderExcluir
  28. Posso usar um fio de sons bicolor16 para levar enerhia ao interfone

    ResponderExcluir
  29. qual fio levo ao interfone interno para acionar a fechadura (positivo ou negativo)

    ResponderExcluir
  30. Ao instalar o porteiro eletrônico hdl fechou curto, como verifico se danificou o aparelho?

    ResponderExcluir
  31. reportagem muito boa, estou com um porteiro dhl e o monofone alg universal com acionamento de fechadura pode ser ligado um no outro? qd ligo nao tenho som nem no porteiro nem no monofone pq?

    ResponderExcluir
  32. O eletricista da minha obra pediu para eu comprar um conversor para a instalação do interfone. o que seria isso? meu interfone é um HDL F8. a energia da casa é 110v. isso é realmente necessário? poderia me explicar melhor?

    ResponderExcluir
  33. não precisa de conversor para instalar o interfone F8 pois funciona tanto no 110V ou 220V.
    utilizamos um comutador para conjugar dois painéis externo com um monofone só, veja se é o seu caso.

    ResponderExcluir
  34. Estou fazendo um projeto de instalação elétrica para um prédio com 16 salas por pavimento e 13 pavimentos de salas, num total de 208 salas. Gostaria de uma sugestão de como dimensionar o tamanho das caixas nos pavimentos e o diâmetro da prumada e tipo e quantidade de fiação em cada trecho. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  35. estalei interfone hdl f8 e a campahia interna nao te son

    ResponderExcluir
  36. Amei as dicas, vou tentar fazer a instalação do meu interfone sem fio, espero que de certo

    ResponderExcluir
  37. O meu interfone toca o som só sai no aparelho externo no megafone não sai é um interfone hdl f8 e é novo testei os cabos de continuidade ok tensão certa o que pode ser

    ResponderExcluir