ligação do motor trifasico em baixa tensão e os respectivos bornes da central de comando, Veja o esquema:
É bem simples na maioria das centrais os bornes respectivos ao motor são C=comum, A=abertura, F=fechamento.
veja esquema:
central PPA Facility 4 Trimpots
GRAVAR BOTÃO DO TRANSMISSOR
1. O portão deverá estar parado;
2. Feche o jumper PROG;
3. Pressione o botão do transmissor que deseja gravar;
4. O LED SN deverá ficar piscando rápido;
5. Pressione e libere o botão GRV;
6. O LED SN piscará 1 vez;
7. Libere o botão do transmissor;
8. Volte para o passo 3 para gravar um novo botão do transmissor;
9. Para finalizar, abra o jumper PROG.
APAGAR TRANSMISSORES DA MEMÓRIA
1. O portão deverá estar parado;
2. Feche o jumper PROG;
3. Pressione e libere o botão CMD por 3 vezes;
4. Pressione e libere o botão GRV;
5. O LED SN piscará 1 vez;
6. Abra o jumper PROG.
TEMPORIZAÇÃO DO MÓDULO LUZ DE GARAGEM
(ACESS ÓRIO OPCIONAL)
1. O portão deverá estar parado;
2. Feche o jumper PROG;
3. Pressione e libere o botão CMD por 4 vezes;
4. Pressione e libere o botão GRV;
5. O LED SN ficará aceso.
6. Para NÃO temporizar o módulo LUZ DE GARAGEM após
o fechamento do portão, pressione e libere o botão CMD; e para
habilitar o tempo fixo de 3 minutos para o módulo LUZ DE GARAGEM,
pressione e libere o botão GRV;
7. Abra o jumper PROG.
PROGRAMANDO O TEMPO DE
ACI ONAMENTO DO FREIO
1. O portão deverá estar parado;
2. Feche o jumper PROG;
3. Pressione e libere o botão CMD por 5 vezes;
4. Pressione e libere o botão GRV;
5. O LED SN ficará aceso;
6. Pressione e libere o botão CMD– para diminuir ou GRV+
para aumentar (total = 50 níveis);
Obs: o tempo é ajustado a cada 50 milissegundos
Mínimo = desligado.
Máximo = 2,5 s.
7. Abra o jumper PROG.
Neste post vamos falar como o próprio consumidor pode instalar o seu kit portão eletrônico.
veja a posição do suporte com o portão todo aberto.
este assunto pode ser um pouco complicado para leigos no assunto à que estamos comentando por detalhar as varias partes que comporem a instalação.
Bem para instalar um kit motor portão eletrônico é necessário ter a parte instrutura(alvenaria,portão...)
ha vários casos ex; o portão pode ser,
para cada estilo de portão é necessário o suporte especifico para afixar o kit motor à estrutura. note que uma estrutura bem rígida(firme) trara mais rigidez ao suporte do kit motor a ser fixado, então o acabamento da instrutura da obra também influenciária na instalação do kit motor para obter uma instalação perfeita, isso gera uma durabilidade ao equipamento a ser utilizado.
antes de instalar o kit motor devemos observar o portão a ser instalado para avaliar qual melhor kit motor adequado a instrutura do portão a ser instalado, verifique peso, comprimento do portão e modelo de abertura.
geralmente o kit motor vem 3m de cremalheira ou para portão de 3m.
geralmente o kit motor vem 3m de cremalheira ou para portão de 3m.
A instalação mais simples possível para pessoas leigas é o portão com abertura deslizante, pois em vários casos é possível instalar o kit apenas com uma furadeira.
para os outros casos de deslizante ou basculante e pivotante é necessário utilização de maquina de solda lixadeira,furadeira,e experiencia em solda,isso para portões de ferro,para modelos de alumínio ou madeira só no parafuso.
vamos dar inicio a instalação modelo deslizante residencial,instalado em cima.
componentes utilizado na instalação:
kit motor
suporte
ferramentas,furadeira,chaves para aperto de parafusos, buchas para fixação do suporte a alvenaria,brocas parede e ferro,parafusos para fixação do motor ao suporte e parafusos para fixação da cremalheira ao portão.
e materiais para o ponto elétrico do kit motor.
ex;1 posição do suporte. abra todo o portão o suporte é colocado a partir dai veja foto
veja a posição do suporte com o portão todo aberto.
fixando o suporte:faça 4 furos no lado menor do suporte
encaixe o suporte em cima do guia U do portão encostando na parede faça um risco por baixo usando o guia U como régua.
vamos marcar o motor no suporte e furar.
fixe o motor no suporte.
agora encaixe o suporte do motor em cima do guia U apoiando à parede e risque os furos na parede para furar.
use parafusos com bucha de 12mm para fixar suporte na alvenaria e parafusos 5/16 com porca e arruela, o comprimento do parafuso 5/16 depende do modelo do kit motor.
agora fixe o suporte com o motor na alvenaria,feito isso é hora de fixar a cremalheira,
o motor vai ficar de cabeça pra baixo,veja.
estando motor fixo a alvenaria conforme imagem acima vamos fixar cremalheira
geralmente o kit motor vem com 3m de cremalheira verifique o vão de abertura do portão ex: um vão de abertura de 3,1m utilizaremos no minimo 3,5m de cremalheira.
um vão de abertura de 2,7m utilizaremos 3m de cremalheira.
então 3m de cremalheira abre o portão 2,7m.
para portões mais que 2,7m de abertura é necessário outra barra de cremalheira a mais,
fixando cremalheira.
obedeça a folga da cremalheira à engrenagem,veja imagem. click na imagem para ampliar
antes de fixar é necessário deixar uma sobra de no minimo 10cm de cremalheira para fixar o imã
veja imagem;
a sobra de cremalheira é a partir do eixo cental da engrenagem externa.
fixando a cremalheira no portão
coloque o motor no manual com a chave fornecida no kit motor para livrar a engrenagem.
confira o tamanho do portão com as cremalheiras.
alinhe a barra de cremalheira, fure e fixe-a faça o mesmo procedimento com a outra barra.
fixando os imãs.
abra todo o portão e fixe o imã encima do sensor de abertura.
feche todo o portão e fixe o imã encima do sensor de fechamento.
ligando a energia na central de comando.
1. identifique os bornes respectivo a entrada de rede na central.
é aconselhável desenergizar a rede ao ligar na central.
em todos os kits motor vem um manual técnico através dele identificara os bornes da central ou olhando a identificação na central.
neste exemplo utilizei uma central da marca peccinin.
no caso os bornes são N/F e F.
dica para instalações com motores de cabeça para baixo.
fixe qualquer peca móvel do kit para não ficar caindo.para as mesmas não enrolarem na ventuinha do motor
verifique o fio da rede que vai a central pois pode escorrer aguá por ele e penetrar na central, tome estas precauções.
e faça um furo na tampa do motor para não acumular água.
em muitos modelos é necessário programar a central siga o manual da mesma é bem simples.
agora encaixe o suporte do motor em cima do guia U apoiando à parede e risque os furos na parede para furar.
use parafusos com bucha de 12mm para fixar suporte na alvenaria e parafusos 5/16 com porca e arruela, o comprimento do parafuso 5/16 depende do modelo do kit motor.
agora fixe o suporte com o motor na alvenaria,feito isso é hora de fixar a cremalheira,
o motor vai ficar de cabeça pra baixo,veja.
estando motor fixo a alvenaria conforme imagem acima vamos fixar cremalheira
geralmente o kit motor vem com 3m de cremalheira verifique o vão de abertura do portão ex: um vão de abertura de 3,1m utilizaremos no minimo 3,5m de cremalheira.
um vão de abertura de 2,7m utilizaremos 3m de cremalheira.
então 3m de cremalheira abre o portão 2,7m.
para portões mais que 2,7m de abertura é necessário outra barra de cremalheira a mais,
fixando cremalheira.
obedeça a folga da cremalheira à engrenagem,veja imagem. click na imagem para ampliar
veja imagem;
a sobra de cremalheira é a partir do eixo cental da engrenagem externa.
fixando a cremalheira no portão
coloque o motor no manual com a chave fornecida no kit motor para livrar a engrenagem.
confira o tamanho do portão com as cremalheiras.
alinhe a barra de cremalheira, fure e fixe-a faça o mesmo procedimento com a outra barra.
fixando os imãs.
abra todo o portão e fixe o imã encima do sensor de abertura.
feche todo o portão e fixe o imã encima do sensor de fechamento.
ligando a energia na central de comando.
1. identifique os bornes respectivo a entrada de rede na central.
é aconselhável desenergizar a rede ao ligar na central.
em todos os kits motor vem um manual técnico através dele identificara os bornes da central ou olhando a identificação na central.
neste exemplo utilizei uma central da marca peccinin.
no caso os bornes são N/F e F.
dica para instalações com motores de cabeça para baixo.
fixe qualquer peca móvel do kit para não ficar caindo.para as mesmas não enrolarem na ventuinha do motor
verifique o fio da rede que vai a central pois pode escorrer aguá por ele e penetrar na central, tome estas precauções.
e faça um furo na tampa do motor para não acumular água.
em muitos modelos é necessário programar a central siga o manual da mesma é bem simples.