portão eletronico aulas de montagen e manutenção.(motor monofasico)aula2

Olá vamos dar inicio a nossa aula.
Vamos falar sobre motor monofasico,como ligar e posiveis defeitos,e como soluciona-los.

veja como é um motor:
este é um motor da marca rossi,
pois bem para um motor monofasico rodar é presciso usar um start ou capacitor veja foto abaixo.

Agora que voçe já sabe o que é um motor e capacitor vamos aprender a liga-lo.
um motor monofasico tem 3 fios, sendo esses fios um é comum, um é rotação direita, e um é rotação esquerda.
pronto o motor tem 3 fios.
U comum, V rotação, W rotação.
agora o capacitor: obs: para motores 220V usar capacitor de 8uf até 15uf. e se for 110V usar capacitor de 20uf até 30uf. isso vale para motores de até 1CV de potencia.

o capacitor tem dois fios sendo eles ligados um fio na rotação direita e um fio na rotação esquerda.obs: não tem problema inverter o fio do capacitor.

Agora temos 3 fios do motor e 2 do capacitor.
vamos marcar os fios do motor, com uma fita crep prege um pedço em cada fio e numéros,ex: fio1, fio2, fio3. então vamos achar o comun do motor.
vejamos o esquema abaixo.

já que marcou os fios é só ligar para achar o comum.
primeiro ligue o motor conforme o esquema, note que a fase vai direto no fio 3 do motor, no fio 1 voçe liga uma perna de fio do capacitor e no fio 2 voçe liga a outra perna de fio do capacitor, agora pegue a outra fase e incoste no fio 1 do motor o motor deve rodar, agora tire a fase do fio1 e coloque no fio 2 o motor deve rodar para outro lado. se rodou para os dois lados então o fio 3 é o comum do motor.
caso não rodou ou só rodou para um lado, inverta a ligação é facil pegue o fio 1 do motor e ligue no lugar do 3 , e o 3 no lugar do 1, ainda não rodou para os dois lados, então pegue o fio 2 do motor e ligue no lugar do 3, e o 3 no lugar do 2, agora tem que rodar para os dois lados.

sabendo que o comum do motor vai direto na fase.

possiveis problemas

motor está fraco e quando para faz um barulho baixo huuuuuuuuuuummmm.
o problema é capacitor troque-o se não resolver enrole o motor(procure um profissional para enrolar o motor)

232 comentários:

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20 de junho de 2011 12:04 Anônimo disse...

Boa tarde, o meu portão quando agente aperta o controle da um barulho de tec... mais não funciona qual sera o problema? desde já agradeço

29 de junho de 2012 01:21 Anônimo disse...

A MINHA PLACA DEU PROBLEMA FOI PARA O CONCERTO QUANDO COLOQUEI ELA PEGOU POR ALGUM TEMPO ESQUENTANDO A FONTE ATE PARA E NAO PEGAR MAS

29 de junho de 2012 22:27 walposts disse...

confira a voltagem da placa verifique se esta em 220V ou 110V, de acordo com a tensão de onde estiver instalado o motor.

3 de setembro de 2012 13:40 Anônimo disse...

o capacitor para motor 220v é 12uf x 250v?

4 de setembro de 2012 12:55 walposts disse...

sim. serve tambem.para motores bifasico 220V o capacitor é de acordo com a potencia do estator.ex: motor de 1/6 ou 1/5 de CV usa capacitor de 08uf a 10uf. motor de 1/4 , 1/3 ,1/2 de CV usa capacitores de 12uf a 15uf. motor de 3/4 de CV usa capacitores de 15uf a 25uf. motor de 1 CV de potencia usa capacitores de 25uf a 30uf.qanto maior a potencia do motor maior a carga do capacitor. isso não vale para motores monofásicos ou 110V.

10 de outubro de 2012 11:12 Anônimo disse...

Tenho uma central acton com freio modelo X433 - 510 tx. Qdo eu abro o portão, passado alguns segundos eele se fecha sozinho. Alguem pode me ajudar? Grato

13 de outubro de 2012 14:12 walposts disse...

é porque ele esta programado para fechar automatico, ajuste o trimpot pausa no minimo possivel,para sair do fechamento automatico.

22 de outubro de 2012 12:10 Anônimo disse...

tenho uma central Garen 2G, motor esta funcionando bem , ele para no sensor mais não retorna .
como resolver este problema .

28 de dezembro de 2012 11:05 Anônimo disse...

só trocar o fim de curso!

23 de janeiro de 2013 19:45 Anônimo disse...

tenho um ppa com mais ou menos 12 anos. antes de parar de funcionar ele passava direto no sensor e ficava ligado. agora parou de funcionar. o que pode ser.

31 de janeiro de 2013 21:53 Anônimo disse...

olá tenho um motor 1,5 HP Qual o capacitor para o mesmo?
Por acaso seria assim: algo em torno de 37 mf.
desde já grato!

1 de fevereiro de 2013 21:58 walson volpiceli disse...

se for 220v use capacitor de 8mf até 12mf.
se for 110v use capacitor de 15mf até 25mf.

6 de março de 2013 12:27 Anônimo disse...

Meu motor do portão funcionou normalmente até ontem. Hoje tentei abrir e nada, pensei que fosse a pilha do controle remoto, fui a loja e comprei uma zerada e nada. O que pode ter acontecido? É possivel ter queimado do nada?
Meu email é solangemara@hotmail.com, se houver alguem que possa me ajudar agradeço.

6 de março de 2013 17:37 walson volpiceli disse...

pode ser varios itens do kit, verifique a central de comando se a energia esta circulando nos circuitos(veja se acende algum led tente iniciar uma programação algum led deve acender)se a energia não estiver circulando nos circuitos verifique a central, se o led acender tente acionar a central pela botoeira se funcionar verifique o receptor acoplado a central, se não funcionar o problema esta na central. para detalhar o possivel concerto da central verifique os itens em sua ordem. fusivel,transformador,filetes da placa,transistores,diodos,resistores,capacitor,e CI, e outros itens até resolver o defeito.

thanks for questions...

9 de abril de 2013 17:30 Jorge disse...

Viva Walson,
Tenho uma central SEAV LRS2150 que esta com a anomalia de so acionar um dos 2 motores.
Já fiz o diagnostico aos motores, inverti a ligacao e ambos estao operacionais, posteriormente inverti apenas os start's e tb ambos estao operacionais.
Qual o componente da placa controla o acionamento de cada motor ? Dá para trocar facilmente ou é soldado ?

Obrigado pela ajuda e parabens pelo blog, mto util

11 de abril de 2013 18:56 walson volpiceli disse...

geralmente são reles que mandam energia ao motor,
verifique os reles, transistores,diodos,resistores,e o CI respectivo a rotação do motor,
cada rotação de cada motor tem estes itens acima de menos o CI, o CI é para todas as rotações e mais,
todos são soldados à placa.

13 de abril de 2013 20:05 Anônimo disse...

comprei um motor unisystem veloz titan...as vezes eu vou abrir ou fechar ele perde a força até parar totalmente..o motor é 110v

28 de abril de 2013 07:53 Anônimo disse...

Meu portão da marca Rossi, 220V funcionou até ontem. Hoje cheguei do trabalho e ao apertar o controle o motor só faz um barulho ZUUUUUUUUUUU....e o portão nem se mexeu. Testei o outro controle pra ver se era a pilha e tbém não deu certo. O q pode ser?

1 de maio de 2013 00:12 Anônimo disse...

tenho o motor da ppa facility eu resetei ele mais quando eu aperto os dois botões do controle uma vez é pra ele abrir até o final e fechar ele so abre um palmo e fecha o msm tanto e fica dando uns soco o q pode ser?

6 de maio de 2013 06:55 nickel copper alloys disse...

I wonder who would get such amazing and informative facts regarding electronic cables and types.

6 de maio de 2013 12:44 walson volpiceli disse...

these posts are already projects

29 de junho de 2013 18:34 Yan disse...

Boa noite ! Espero que possa me dar uma luz sobre o problema a seguir. Estão instalando um kit pivotante duplo PPA Unique 1/4 HP 220 V em minha casa. Um dos motores nao conseguiram acionar, provavelmente problema no sensor. O outro motor operou normalmente mas está esquentando demais. E isso sem carga alguma! Apenas movendo o sem fim. Alguma ideia do porque estar esquentando tanto? Motor preso ? como testar? Estou pensando em usar um alicate de Clamp para medir a corrente. Saberia me dizer qual a corrente consumida? Obrigado por nos ajudar !

30 de junho de 2013 17:12 walson volpiceli disse...

verifique a voltagem do motor se é compatível com a rede da localidade.
observe na tarjeta do motor.
a corrente do motor bifásico 220V é mais ou menos 2,0A.
os motores não podem esquentar tanto,
verifique também se a corrente esta vazando na carcaça do motor,também é motivo de superaquecer o motor,
dica: verifique bem a instalação,pois a mesma tem que ficar perfeita para um bom fucionamento do equipamento,
pois este estilo de kit de motores apresentam muitos problemas devido principalmente na estalação,
pois voçe já esta presenciando problemas que eles causam.
exija uma perfeita instalação em todos os detalhes.

2 de julho de 2013 08:13 Yan disse...

Walson... agradecido pelas informações.
Medi a corrente e ambos motores indicaram 1.9A . O que estaria dentro do que calculei e do que vc informou. Como vejo se está vazando corrente pra carcaça ? Com aquelas chaves de fenda pra encontrar fase na tomada?
Questionei com o técnico sobre esse aquecimento e ele me disse que seria normal durante a regulagem pois o motor é acionado diversas vezes e que, em condições normais, isso nao ocorre.
O problema do outro motor nao funcionar foi porque houve indução em um dos fios do sensor. Foi substituída a cablagem e resolveu o problema.
O funcionamento do portão nao ficou uma Brastemp ! Existe alguns trancos, movimento brusco quando o portão abre ou fecha e a parada dele é muito brusca ! O técnico passou horas e no fim me disse que aquilo seria o melhor.
Espero que com sua experiência possa me ajudar. Há algum tipo de regulagem para que ele se movimente e pare mais suavemente ? O que seriam e pra que servem os ajustes força embreagem eletrônica, força do freio e tempo do freio ? Minha central é digital dupla pivotante.
Parceiro... muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência conosco !

2 de julho de 2013 08:25 Yan disse...

Walson... esqueci de perguntar uma coisa. Ontem a noite vi que 2 leds vermelhos ficam acesos o tempo todo quando o portão está fechado. Isso é normal ?

2 de julho de 2013 20:57 walson volpiceli disse...

sim são indicadores de fim de curso.
aquecimento durante a programação é normal devido a varios ciclos de funcionamento.
a linha PPA unique é uma das mais suaves do mercado,
estes movimentos bruscos não são permitidos apos instalação aqui na eletroalves,devido ao desconforto estético,e problemas mecânicos no futuro.
se a sua central é a PPA digital dupla modelo P20964-V1.6, há sim como regular partida suave,freio eletrônico,e programe o tempo de retardo por se tratar de pivo duplo.veja como a central vem configurada de fabrica.
Valores padrões de fábrica:
• Força = máximo.
• Partida suave = desabilitada.
• Modo Semi-Automático.
• Tempo A/F (RETA e RETF) = 60,0 seg.
• Sem Retardo
• Força Freio = nível 1.
• Tempo acionamento freio = 100,0 mseg.
• Tempo Luz Garagem = 60,0 seg.
• Sinaleiro = contínuo.
• Reversão pelo Comando = habilitado.
• Trava = desativada.

3 de julho de 2013 06:47 Yan disse...

Walson, bom dia ! Se os leds vermelhos são indicadores de fim de curso, então devem ficar acesos quando o portão estiver totalmente aberto ou fechado ? No meu caso, só ficam acesos com o portão fechado. Situação anormal?
Quanto aos solavancos e parada brusca , quais ajustes eu deveria fazer ? Força, embreagem eletrônica, força freio, tempo do freio?

3 de julho de 2013 18:05 walson volpiceli disse...

no caso de certos modelos são leds vermelho para indicar o sensor de fechamento e leds verdes para indicar os sensores de abertura.como o portão esta fechado estão indicando os sensores de fechamento.
verifique se eles apagam quando abre o portão,e com o mesmo totalmente aberto acende os leds verdes sendo assim esta ok.
para te ajudar com a regulagem da placa eu preciso saber qual o numero do modelo e versão da placa geralmente estas informações estão timbradas na placa abaixo da escrita (Ind. Brasileira)
tendo essa informação posso postar o manual de configuração da placa.
o instalador também possuí o manual.
deve regular o ajuste de partida suave e freio eletrônico para o motor abrir suavemente e fechar suavemente.

4 de julho de 2013 10:34 Yan disse...

Walson... realmente a situação dos leds é como vc descreveu. Tudo ok !!valeu !
A central usada é a P20964-V1.6.Já consegui o manual na internet. Tinha enviado 2 emails para a PPA mas eles nao responderam.
Irei tentar a regulagem da partida suave e freio eletrônico. O problema é que nao sei em que valor se encontra e resetar a central iria me trazer problema com o retardo dos dos portões.
O que percebi é que um dos motores dá muito solavancos, enquanto outro, tem funcionamento bem suave.

4 de julho de 2013 20:02 Yan disse...

Walson, fiz alguns ajustes na partida e freio mas até parece que não afeta o motor esquerdo. Fiz um video ... http://youtu.be/uCsJuxcb-HA . Estou desanimando com ele.

4 de julho de 2013 22:46 walson volpiceli disse...

freio não esta atuando você possuí o manual de programação da placa. se possuí programe os itens.leia o manual com atenção para programar a central com mais eficiencia,
veja itens a programar:

memorização automática do tempo A/F.

tempo de acionamento do freio.

força do freio.

partida suave.

5 de julho de 2013 17:20 Yan disse...

Tentarei reprogramar a central. Duas duvidas:
1- Os portões tem que estar em alguma posição especifica?
2- Alguma sequencia para programação ou pode ser de qualquer jeito?
Queria registrar o meu agradecimento pela atenção e dicas que passou. Valeu mesmo !

6 de julho de 2013 19:19 Yan disse...

Houve uma significativa melhora no funcionamento do kit após alguns ajustes na embreagem eletrônica. Reduzi sua força e o movimento do portão ficou bem mais suave. Praticamente não há mais batida na parede quando ele é aberto.

14 de julho de 2013 12:41 Anônimo disse...

Boa tarde;
Comprei um portão Garen placa Smart, fui programar o fim de curso e o portão fechou normal, mas na hora de voltar, voltou só até o meio do percurso, não voltou até o o sensor de fim de curso de abertura. Como sanar este problema??? Se puder me ajudar lhe agradeço...

14 de julho de 2013 17:46 walson volpiceli disse...

feche o jumper prog espere os leds acenderem depois Retire o jumper PROG e em seguida pressione a tecla BOT com um intervalo
de 2 segundos por 3 vezes seguidas. CUIDADO: APÓS A TERCEIRA VEZ O
MOTOR ACIONARÁ EM BUSCA DO FIM DE CURSO.

5 de agosto de 2013 13:17 Celso Richter disse...

meu motor rossi abre e fecha só quando não tem sol... quando tem sol não funciona.. será que ele esta esquentando e aí interrompe os sensores.....

12 de agosto de 2013 09:39 Alan Sousa disse...

Olá, comprei um kit PPA DZ RIO 110v (placa facility 4)está apresentando um comportamento estranho, parece defeito. Ele Foi instalado e configura as funções perfeitamente, mas só se movimenta por 50cm e mesmo sem encontrar o fim de curso ele para. Ele se movimenta pra ferente e pra tras, mas ignora se ainda não chegou os fins de curso e para. Alguém sabe algo que possa me ajudar?

12 de agosto de 2013 13:36 walson volpiceli disse...

depois que liga a energia o tempo de A/F não é executado só nos próximos comandos o tempo de A/F é executado

12 de agosto de 2013 17:25 Alessandro Doria disse...

Boa tarde Walson, tenho instalado no portão da minha residência um motor Peccinin,
ele começa abrir normalmente e logo fica lento até o final, isso acontece nos dois sentidos.
Qual será o problema?

13 de agosto de 2013 12:50 walson volpiceli disse...

para centrais modelo CP4000. não é problema é a regulagem do trimpot desacel,
é um freio do motor para fechar mais suave. você o regula conforme o desejado.

20 de agosto de 2013 13:15 Anônimo disse...

TENHO UM MOTRO WEG DE LAVADORA E DELE SAEM 3 FIOS UM VERMELHO E AMARELO JUNTOS E UM BRANCO UM POUCO SEPARADO, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA LIGA-LO PARA GIRAR NO SENTIDO HORÁRIO, POIS CADA VEAZ QUE LIGO ELE GIRO PARA UM LADO DIFERENTE. É PRECISO UM CAPACITOR? OBRIGADO.

20 de agosto de 2013 14:22 walson volpiceli disse...

motor com 3 fios, um fio é o comum, os outros dois são as rotações direita e esquerda.
motor monofásico é preciso um capacitor para rodar.
o seu motor pode ter uma partida junto ao motor. deve verificar se os 3 fios que saem do motor devem vir direto do embobinamento estator, ai sim poderá utilizar o esquema acima na postagem para ligá-lo..

23 de agosto de 2013 15:55 Anônimo disse...

Olá,
O meu portão usa motor Rossi, com placa KX30 V1.0, com regulagem apenas de embreagem. Ele está com opção de parada suave habilitada (Dip). Ocorre que ao abrir, no final do percurso ele passa pelo 1º sensor e alcança o 2º sensor (por inércia), não freando à tempo. Assim, na próxima partida ele continua no mesmo sentido anterior e sai da cremalheira. A parada suave também só atua segurando o portão manualmente antes do fim do percurso. A placa é nova e os sensores também. O que você me sugere?

24 de agosto de 2013 15:13 walson volpiceli disse...

se o motor não possuir um freio mecânico no eixo do induzido,
deverá utilizar uma central com freio eletrônico,
ou coloque um batente limitando a abertura do portão.

1 de setembro de 2013 13:26 Anônimo disse...

Olá, tenho um motor RCG Slim, fiz a instalação, quando acionado o controle ele liga mais não roda pra nenhum lado, os sensores estão funcionando se aproximar os ímãs deles o motor para de funcionar mais ele não roda fica só fazendo um barulho tipo como se estivesse forçado. Alguém saberia me dizer o que pode ser? Obs: Já testei outro capacitor e não resolver, o motor é 220v.

1 de setembro de 2013 16:23 walson volpiceli disse...

coloque o motor no manual para usar o portão com a mão acione o motor com controle se o motor rodar então verifique o peso do portão se é equivalente a potencia do motor(CV).
se o motor não rodar mesmo no manual, verifique a rede que chega ao motor,capacitor próprio para a potencia,eixo do induzido agarrando ou fora de alinhamento,estator em curto ou queimado.

3 de setembro de 2013 12:33 Anônimo disse...

Gostaria de saber tem como ligar motor 220v em tensao 110v.

3 de setembro de 2013 16:40 Anônimo disse...

Boa tarde, o motor do meu portao queimou, desmontei ele e percebi que é parecido com um motor de tanquinho que tenho aqui a unica diferença é que o motor do tanquinho tem quatro fios e o do portao tem somente tres, tem como usar isolando um dos fios e qual isolar se tiver geito, desde ja lhe agradeço

marinho

3 de setembro de 2013 20:32 walson volpiceli disse...

voltagem motor 220 ligar no 110
não tem como,terá que mudar a forma de enrolamento da bobina para alterar a voltagem.
tem uma forma de ligar é aumentar o uf do capacitor de 12uf para 30,35,40uf já fiz isto uma vez com motor de portão.(não recomendado)

3 de setembro de 2013 20:35 walson volpiceli disse...

motor de 4 fios só tem um sentido de rotação e também terá que ter as mesmas medidas do outro.

8 de setembro de 2013 14:15 Anônimo disse...

Motor Rossi dz, placa kx30 (2013), nova. A energia aqui em casa é 110 v. Está funcionando tudo perfeito, exceto a parada suave: às vezes funciona (no fechamento e na abertura) e às vezes não funciona. A placa foi instalada da maneira que veio na embalagem. Não foi feito nenhum ajuste. Estou satisfeito com o funcionamento mas, como disse acima, às vezes ele não para suavemente e dá pancada no batente de chegada, no muro. Alguém pode me ajudar?

8 de setembro de 2013 15:12 walson volpiceli disse...

o problema esta na central de comando, não esta atuando o freio eletrônico com precisão de tempo. é uma falha dos circuitos.

22 de setembro de 2013 16:14 Anônimo disse...

Boa tarde, Quando aciono o portão ele fica fazendo um zumbido como se estivesse forçando. Fiz um teste com ele fora do portão. Ele fica fazendo esse zumbido mas fiz rodar dando um empurrao do motor. Parece que não tem força para dar o movimento inicial. O modelo do motor é o GATTER 3000 127v. Será que é o capacitor?

22 de setembro de 2013 16:47 walson volpiceli disse...

o primeiro passo a se tentar é testar com outro capacitor.

23 de setembro de 2013 18:46 santigas disse...

ola, meu portao tinha funcionamento normal. mas agora esta apresentando os seguintes problemas: 1 - quando do acionamento do controle, o portao abria uns 10 cm e parava, acionava o controle novamente dai o portal fechava. 2- agora com o portao fechado o motor nao mais responde ao acionamento do controle. mas quando coloco no funçao manual e deixo o portao uns 50 centimetros aberto o motor roda normalmente. Feito isso o portao so esta fechando, apos abertura parcial do portao, ate uns 10 cm antes da abertura total.
desde ja agradeço as orientaçoes que obtive lendo as duvidas ja tiradas lendo os topicos anteriores. parabens.. fsantigas@pop.com.br

24 de setembro de 2013 14:03 walson volpiceli disse...

deve verificar os finais de curso e central.desligue os finais de curso da central e teste se o motor roda para os dois lados, se rodar o problema são os finais de curso. se não rodar para os dois lados a central pode estar com problema.

28 de setembro de 2013 10:13 Unknown disse...

Como faço para regular meu portão rcg sim para parada suave sem que ele de pancada ao fechar e abrir e também partida suave.

29 de setembro de 2013 16:29 walson volpiceli disse...

a linha RCG aqui na região ainda não vem com freio.
terá que trocar a central de comando por uma com estes recursos.

19 de outubro de 2013 20:54 Anônimo disse...

Peguei a dica aqui e troquei o capacitor do meu motor garen. Problema resolvido!!! Obrigado pelas dicas a todos.

23 de outubro de 2013 22:40 Spinner Instalações disse...

Boa Noite gente ontem instalei um motor max peccinin tava tudo norma, mais so qe agora o mesmo ta esquentando muito mais muito msm ao ponte de desligar e so ligar depois que esfria.

24 de outubro de 2013 14:58 walson volpiceli disse...

DEVE VERIFICAR ALGUNS ITENS QUE LEVAM AO SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR.
1.verifique a voltagem se é correspondente ao motor.
2.se for monofásico,verifique se esta utilizando capacitor correto para a potencia.
3.verifique com multímetro se o estator esta fechando curto com a carcaça do motor.
4.verifique o trabalho dos eixos e rolamentos de todo conjunto se então agarrando.
5.verifique se o portão esta muito pesado para puxar com a mão.
6.o estator do motor pode estar com problemas.
7. verifique o funcionamento do conjunto se esta desligando nos finais de curso.
enfim não é normal o motor superaquecer tanto,
se for equipamento novo peça a troca da parte do motor.
antes confira se não foi algum erro na instalação ou potencia inadequada para o ciclo p/h, peso e comprimento do portão.

24 de outubro de 2013 22:26 Silmar Feres disse...

comprei um kit basculante so que ele roda somente de um lado se eu inverter a posição dos fios ele roda ao contrario ou vice versa, o que eu tenho que fazer? para que o motor obrdeça o fim de curso para a programação?

25 de outubro de 2013 19:13 walson volpiceli disse...

pode ser dois problemas,central ou fim de curso.
desconecte o fim de curso da placa,persistindo o problema,
verifique conserto da placa, à respectiva rotação que não atua.

6 de novembro de 2013 19:43 Paulo Ferraz disse...

Tenho um motor Garen KDZ, o mesmo estava funcionando, agora quando aciono com o controle remoto, ele roda para um único lado. Já desliquei os finais de curso, o motor continua rodando para um lado só. O capacitor é novo. Mesmo ele estando sem rodas, está fazendo um zumbido e o motor esquenta.

7 de novembro de 2013 14:39 walson volpiceli disse...

esta com problemas na central de comando.
verifique se o estator esta em curto com a carcaça do motor por isso esta zumbindo e esquentando.

8 de novembro de 2013 19:40 Unknown disse...

amigo o que faz um portão eletrônico para suave e sua placa. pois tenho um RCG e um Rossi aqui mais ambos não para suave. ou tem algum passo para que ele possa aprender as paradas suaves(botão, Jumper).

8 de novembro de 2013 20:54 walson volpiceli disse...

terá que trocar a central de comando.por um modelo com ajuste de parada suave.

10 de novembro de 2013 10:02 jbcelular disse...

tenho um motor dz nano estava funcionando perfeitamente dai faltou energia e o motor esta girando somente em um sentido

10 de novembro de 2013 10:05 jbcelular disse...

tenho um motor dz nano estava funcionando perfeitamente dai faltou energia e o motor esta girando somente em um sentido

10 de novembro de 2013 16:25 walson volpiceli disse...

verifique a central de comando e finais de curso

10 de novembro de 2013 19:18 Juan Camara disse...

Boa tarde walson, estou instalando um motor peccinin com a central 3020, e apos configurar o controle eu aperto o botao e omotor gira somente para um lado e quando ele chega no fim de curso ou eu aperto novamente o boatao ele para, porem ao apertar o botao novamente a placa nao da comando para reverter a rotacao e o motor nao gira mais. O que ppde ser?

11 de novembro de 2013 17:19 walson volpiceli disse...

tente funcionar sem fim de curso conectado a central,se resolver o problema verifique os sensores de fim de curso.se o problema persistir mesmo sem fim de curso, o defeito esta na central.

12 de novembro de 2013 02:30 Juan Camara disse...

Obriigado walson, eu ja fiz o teste com os sensores desconectados e nao funcionou, tem mais algum teste que possa fazer para diagnosticar que realmente é a central?

12 de novembro de 2013 10:55 walson volpiceli disse...

observe o som do rele armando.
ex: você aperta o controle o rele arma aperta de novo rele desarma e quando apertar de novo verifique se o rele esta armando, enfim observe se os dois reles estão armando se não armarem a central esta com problemas.
pode também medir a saída dos reles com multímetro.

9 de dezembro de 2013 22:49 Anônimo disse...

tenho uma central Uni system e só funciona para um lado ou para o outro se trocar o jump de posição será que programei errado o tem alguma dica por favor estou no a guardo

19 de dezembro de 2013 09:04 djtramoia disse...

tenho um motor rossi placa khx30 ele abre so e fecha como se houvesse um mau contato oque pode ser?

22 de dezembro de 2013 18:04 Thiago Endlich Lozer disse...

o motor ppa tem 1 capacitor e a placa usa outro? ou os dois funcionam como o mesmo capacitor que fica ligado a placa?

22 de dezembro de 2013 18:06 Thiago Endlich Lozer disse...

o motor ppa tem um capacitor e a placa de comando outro? ou os dois são ligados a 1 capacitor só, aquele que fica preso a placa?

22 de dezembro de 2013 18:32 walson volpiceli disse...

UTILIZE 1 SÓ CAPACITOR. AQUELE QUE FICA PRESO A PLACA OU O QUE JÁ ESTA NO MOTOR VOCÊ DECIDE QUAL DEVE RETIRAR

27 de dezembro de 2013 22:34 Construções Oliveira disse...

sera que é possivel acessar o motor(dz nano)a longa distancia?gostaria de saber como.grato

29 de dezembro de 2013 15:31 walson volpiceli disse...

de qual distancia estamos falando 30mts, 100mts, 1000mtrs ou mais

29 de dezembro de 2013 21:38 Construções Oliveira disse...

acho que de 30 a 60 mts tava de bom tamanho.

29 de dezembro de 2013 23:03 walson volpiceli disse...

a receptora de sua central deve estar com problema por não funcionar nesta distancia,
concerte a central de comando ou fassa a troca, para maiores distancias utilize receptores opcionais 433MHZ

30 de dezembro de 2013 00:36 Construções Oliveira disse...

obrigado pela dica,vou tentar

4 de janeiro de 2014 14:51 luigigodoy disse...

Boa tarde, Walson.
Troquei minha central IPEC pela Peccinin 2010 e estou apanhando um pouco com o retardo. São dois motores pivotantes PPA 1/3 CV, 220V com capacitor WEG12 uF, motores e capacitores com 18 anos de uso bem como os 4 interruptores de fim de curso. Já testei motores e capacitores, estão OK, mas encontrei problema em 3 interruptores de
de fim de curso. Desconectei todos os 4 interruptores de fim de curso e as 2 folhas do portão abrem e fecham sem retardo. Preciso de um retardo de uns 2 segundos pela justeza mecânica entre as 2 folhas. A central está com fechamento manual. Se mudo o trimpot de retardo, as folhas não partem mais; parece que só funciona sem retardo. Na parte elétrica, só falta o fio terra, que não tenho no chicote que chega ao portão. Agradeço qualquer ajuda, pois moro em local perigoso em Campinas e o portão eletronico precisa funcionar. Muito obrigado!

14 de janeiro de 2014 17:49 ottomar disse...

ola meu nome e ottomar estou com ploblema no motor que instalei da ppa 4 trinpots . quando ele chega no fin de curso e para e volta uns 5cm
dando uma greta entre o batentev e o portao poderiam me ajudar obrigado
meu imail helvecioottomar@gmail,com

14 de janeiro de 2014 18:13 walson volpiceli disse...

deve-se regular o freio eletrônico da placa. no seu caso o freio deve estar quase no máximo. deve diminui-lo.
PROGRAMANDO O TEMPO DE
ACIONAMENTO DO FREIO.
1. O portão deverá estar parado;
2. Feche o jumper PROG;
3. Pressione e libere o botão CMD por 5 vezes;
4. Pressione e libere o botão GRV;
5. O LED SN ficará aceso;
6. Pressione e libere o botão CMD– para diminuir ou GRV+
para aumentar (total = 50 níveis);

Obs.: o tempo é ajustado a cada 50 milissegundos
Mínimo = desligado.
Máximo = 2,5 s.
7. Abra o Jumper PROG.

16 de janeiro de 2014 14:34 Anônimo disse...

Ontem ao chegar à minha casa, acionei o portão de garagem, o mesmo não abriu. Estava funcionando normalmente momentos antes. Ao abrir a tampa do motor, constatei que o fusível estava queimado. Ao substituir o fusível e acionar o controle do portão, o fusível voltou a queimar. Entendo que possa ser o capacitor de partida, visto que o motor não apresenta qualquer cheiro de queimado, entretanto apreciaria opinião a respeito do assunto. Obrigado. Saulo.

16 de janeiro de 2014 16:13 walson volpiceli disse...

o estator pode ter entrado em curto.fazendo o fusível queimar quando a corrente circula um estator em curto.
verifique o estator do motor.

17 de janeiro de 2014 18:04 Anônimo disse...

Bom gostaria de ter uma resposta meu portão hoje deu pane ele esta ficando com o led verde acesso e fazendo barulho de abrir o portão so para quando desligo a chave geral e não esta abrindo o que seria.

17 de janeiro de 2014 18:06 Anônimo disse...

Ha esqueci quando desliguei a chave da força o motor estava quente,quando ligo a chave sem acionar o controle a luz led verde fica acessa e fazendo barulho.

25 de janeiro de 2014 21:40 Unknown disse...

Olá Walson. Minha central é com fotocélulas PPA DZ RIO analógica, e se você acionar o motor estando na frente do sensor ela abre o portão até o fim de curso. Se você acionar para ele abrir, ainda estando na frente do sensor o motor ultrapassa o fim de curso até travar o motor, pois ele bate em um limitador do portão. Isso aconteceu umas 03 vezes, e o led não acende mais. Pelo jeito tenho que comprar outra placa. Quanto ao sensor anti-esmagamento, é normal quando o portão estiver aberto e parado no fim de curso, se você acionar, estando no campo de ação so sensor, ele abrir além do fim de curso?

26 de janeiro de 2014 19:46 Anônimo disse...

Boa noite walson, o meu portao esta abrindo um lado mais rapido do que o outro, o que podera ser, um dos motores a avariar, e esse que abre mais devagar, aquece um bocado.

26 de janeiro de 2014 22:54 walson volpiceli disse...

verifique o peso das folhas do portão podem estar agarrando.
pode também ter problemas no estator.
tente também trocar o capacitor por um equivalente à potencia e voltagem do motor,12uf para 220V ou 25uf para 110V. pode variar dependendo da potencia do motor.

26 de janeiro de 2014 23:01 walson volpiceli disse...

Unknown pode estar com problemas com o sensor do fim de curso o mesmo pode estar falhando de vez em quando.
pode também ter problemas na central de comando,deve-se verificar e analisar o funcionamento de todo o conjunto kit motor para certificar de certos tipos de defeito.

28 de janeiro de 2014 18:11 Pespitas Pepi disse...

Bom dia, poderia dar uma ajuda?? fiz todo o procedimento como vc mostrou...ja codifiquei antes sem problemas...mas agora comprei o garen de 3 botoes...segunda a loja esta na mesma frequencia do meu velho..depois de posicionar o jumper, aperto o controle ele pisca a luz verde rapido, quando aperto o bot nao para de piscar ..fica na mesma...e o controle nao programa...tentei fazer o procedimento com o portão aberto..também nao mudou nada..muito obrigada

28 de janeiro de 2014 19:43 walson volpiceli disse...

quando o LED verde pisca rápido é porque leu a frequência+código do controle a ser programado,deve-se apertar o botão bot para confirmar o controle, se o botão bot não estiver funcionando deverá fechar um curto e soltar nos bornes botoeira (logo do lado do botão bot) para confirmar a programação do controle, pois o botão bot e os bornes da botoeira são a mesma coisa.

28 de janeiro de 2014 23:02 Luciano Pinheiro disse...

Boa noite, Walson. Estou com um problema estranho. A central aqui de casa estava funcionando bem de 1 ano pra cá (quando me mudei). Semana passada começou a apresentar um problema: No primeiro comando do dia, ela fecha. Já troquei o VW e nada. Se eu levantar o portão, levá-lo um pouco para o meio e acioná-lo, ele funciona bem: fecha, e acionando novamente, ele abre. Nos próximos minutos, tudo normal.
Depois de um tempo sem uso, portão fechado, ao acionar, ele fecha.
Não encontrei informação nenhuma de um problema parecido (com resposta).
Um pequeno detalhe, que não sei se é relevante. Ao fechar, o portao passa um pouco do sensor de fechamento, mas sem chegar ao sensor de abertura. Ou seja, nenhuma luz do fins de curso fica acesa quando o portão fica fechado. Quando aberto, a luz de fim de curso fica acesa.
O que me incomoda é que até semana passada estava funcionando.

29 de janeiro de 2014 11:22 Eliseu Lopes disse...

Tenho uma placa do portao ppa que o led fica piscando sem parar, tentei codificar o controle e não vai, o led continua a piscar da mesma forma, gostaria de saber se é o componente e se vc saberia me informar qual seria, pois tenho tres placas desse e apresenta o mesmo defeito.

29 de janeiro de 2014 19:50 walson volpiceli disse...

Resposta Luciano Pinheiro.
seu problema é que quando o portão esta fechando o imã passa do sensor de fechamento além do limite permitido pela central de comando, ajuste para o led ficar sempre aceso aos finais de curso,caso não funcionar poderá ter problemas com a central de comando,certos casos como o seu só foi solucionado com a troca da central de comando.

29 de janeiro de 2014 19:55 walson volpiceli disse...

resposta Eliseu Lopes. deve-se colocar a central de comando em modo de programação para programar o controle o led não pisca no modo de programação.para melhores informações preciso de numero de modelo da placa.

30 de janeiro de 2014 16:28 Anônimo disse...

Boa tarde walson, eu ja lhe tinha mandado uma msg, sobre o meu portao, uma das partes abre muito devagar em relaçao a outra, eu fiz o que me disse, o portao desliza bem a mao, sem problemas e experimentei outro condensador, e tambem liguei aquele motor no motor da outra aparte do portao e continua a fazer o mesmo, agora ate so abre e para fechar quase nao se mexe, o que podera ser?

7 de fevereiro de 2014 22:03 Anônimo disse...

Boa noite galera, eu tenho um portão automatico abre e fecha sozinho o dia inteiro, as vezes para lá em cima outras no meio, e para voltar tenho que desligar no dijuntor, para volta a funcionar com o controle .alguns tecnicos dizem ser o controle outro placa estou com essa duvida.

8 de fevereiro de 2014 19:06 walson volpiceli disse...

é mais seguro trocar a central de comando.

9 de fevereiro de 2014 17:39 Anônimo disse...

Olá Walson
Fiz besteira em um portão híbrido
Fui configurar um controle, mas a central reiniciou para o formato de fábrica, sei disso pois o led ficou piscando 5 vezes
Abri o manual para ver o que poderia fazer, e lá estava para usar o 6 para reprogramar
Fiz o procedimento com o portão fechado e quase estragou o portão, era para ele estar aberto.
O problema é que eu não sei se eu com está proeza consegui queimar o motor ou algo do tipo, logo que eu vi que o motor estava abaixando eu desliguei ele.
Detalhes são que o motor parece estar normal, e o circuito também, mas o suporte foi um pouco danificado e o imã de baixo foi deslocado mais para baixo.
O que terei que trocar, e fazendo isso posso ter danificado o portão ou a central, parece que estão ok?

10 de fevereiro de 2014 01:03 Ariovaldo disse...

Olá Walson, tudo bom? Minha central PPA DZ RIO ANALÓGICA 1/4 TURBO PLACA FACILITY 4 TRIMPOTS com os botôes GRV e CDM no canto de cima, perto de onde se conecta o capacitor, apresenta a seguinte situação. Quando você aciona o controle para fechar, estando no campo da fotocélula, o motor gira no sentido de abrir, mesmo já estando no final do curso. O certo era o motor não ser acionado, já que o portão está totalmente aberto. Tem alguma configuração que eu possa fazer para isso não acontecer, já me queimou uma placa devido a esse problema, e o manual que vem com a central não ensina de uma maneira fácil, para que os consumidores finais entendam como configurar. Parece um complô, para que se pague um técnico. Ainda bem que você explica e tira todas as dúvidas dos seus leitores. ( É o único) Parabéns e sucesso.

10 de fevereiro de 2014 16:46 walson volpiceli disse...

centrais PPA são as mais complicadas de programar. até técnicos experientes apanham para estas placas da linha PPA, tenha paciência e leia calmamente o manual.
se for instalação nova verifique se as rotações estão de acordo com a placa, dependendo da posição que o portão corre deve-se inverter as rotações do motor,para funcionar de acordo com a fotocélula.
para testar se as rotações estão corretas, quando o portão estiver fechando passe na frente da fotocélula o portão deve parar e abrir de volta.
pode ter problemas também com incompatibilidade de fotocélula com a central de comando.
ou defeito na central de comando.
verifique também se os imãs do fim de curso param corretamente encima dos respectivos sensores.

10 de fevereiro de 2014 21:39 eduardo disse...

Ola walson,tudo joia estou com um probleminha .Tenho um motor mc garcia caiu um raio aqui perto ,pensei que tinha queimado o motor, fiz o teste dele sem a placa e ele funcionou, mas nao funciona nenhum controle , ja resetei a placa reconfigurei o controles e nada deu certo, quando aciono o controle, o led acende normal mas nao abre o portao fiz um teste no capacitor tambem esta bom. O que eu posso mais fazer me de uma força ai meu amigo.Sera que possa ser relles, e como posso testalos me de umas dicas ai parceiro te agradeço e tenha uma boa noite!!!!

10 de fevereiro de 2014 21:59 eduardo disse...

Boa noite walson,estou com um possivel problemihna caiu um raio aqui perto,eo motor nao quer funcionar, teste o motor fora da placa e esta perfeito, depois liguei a placa e continuou nao funcionando resetei o controles e reconfigurei , mas nao funcionou quando aperto o botao o led acende, mas nao abre, o capacitor tambem nao é o que sera q ta acontecendo me de uma força ai meu amigo , meu motor é um mc garcia
sera que possa ser os relles e como eu testo eles te agradeço e tenha uma boa noite???

10 de fevereiro de 2014 22:06 eduardo disse...

Boa noite walson,estou com um possivel problemihna caiu um raio aqui perto,eo motor nao quer funcionar, teste o motor fora da placa e esta perfeito, depois liguei a placa e continuou nao funcionando resetei o controles e reconfigurei , mas nao funcionou quando aperto o botao o led acende, mas nao abre, o capacitor tambem nao é o que sera q ta acontecendo me de uma força ai meu amigo , meu motor é um mc garcia
sera que possa ser os relles e como eu testo eles te agradeço e tenha uma boa noite???

12 de fevereiro de 2014 15:45 walson volpiceli disse...

para uma resposta precisa, preciso do modelo da central de comando.
por exemplo na central g1 e g2 o led só acende no modo de programação.
poderá ter problemas em alguns itens da placa como, CI, transistores BC337,diodos,resistores,trilhas da placa e outros

15 de fevereiro de 2014 14:48 Anônimo disse...

meu portao parou já sei que o motor não estar queimado o que eu devo fazer e como


16 de fevereiro de 2014 11:19 Viviane Aguilar disse...

Portao Peccinin Gatte 3000 parou de funcionar e o Led na placa nao esta
acendendo. O que pode ser?

20 de fevereiro de 2014 20:30 James disse...

Boa noite amigo!
tem como eu ligar um motor trifásico em uma rede monofásica? sendo que o motor não tem capacitor!!! se tiver me passa o esquema de ligação completo, por favor... desde já agradeço!

21 de fevereiro de 2014 20:20 walson volpiceli disse...

isso vai depender do modelo e potencia do motor se for de 6 fios é uma ligação ou se for de 3 fios e outra ligação.

21 de fevereiro de 2014 21:54 Thiago Martins disse...

Ola amigo! Tenho um portao pivotante e to precisando de um help. Hoje minha esposa saiu de carro e devido a umidade na fiação, o fim de curso nao foi acionado. Com isso o motor ficou forçando (zunindo e esquentando muito) por uns 20 minutos. Percebi, abri a central e removi o fusivel para cortar corrente. Quando recoloquei o fusivel o motor nao funcionou mais. Testei e os capacitores estao ok. Removi o motor e testei direto na corrente elétrica e não fez nenhum barulho, parece que foi pro beleléu mesmo. O que posso fazer?

21 de fevereiro de 2014 22:28 walson volpiceli disse...

deve-se trocar o enrolamento da bobina do motor.

21 de fevereiro de 2014 23:05 Thiago Martins disse...

Blz meu camarada! Amanhã vou levá-lo para uma firma de motores elétricos aqui na cidade para solicitar o serviço. Um abraço!

22 de fevereiro de 2014 13:13 CARLOS MARQUES disse...

Meu amigo,estou com dificuldade com o fim de curso motor ppa pivotante duplo , os dois funcionam perfeito no fechamento mas quanto a abertura os dois pivores passam pelo imã e não desliga os motores,pencei em fio partido do fim de curso mas acontece com os dois. sera programação? obs tudo novo

22 de fevereiro de 2014 22:20 walson volpiceli disse...

pode ser na conexão com a placa verifique se realmente esta conectado corretamente.
verifique a posição dos sensores com os imãs,
poderá também ter problemas com a placa ou sensores ou fiação dos sensores verifique.
para melhores esclarecimentos necessário modelo e versão da central de comando.

25 de fevereiro de 2014 14:28 thales kessler disse...

Olá!Saberia dizer qual a medida do parafusa Allen do portão unisys?O meu foi perdido e preciso comprar um .Muito obrigado.
Thales

27 de fevereiro de 2014 09:01 Filipe Brambilla disse...

Bom dia ! Walson, meu portão eletronico pivotante esta com pequeno problema, quando ele se fecha ele chega a encostar no batente mas ele recua um pouco logo em seguida, com isso não conseguindo fechar meu portão, gostaria de saber se é algum problema de programação e como resolver ? Att Filipe Brambilla

27 de fevereiro de 2014 19:56 walson volpiceli disse...

ajuste o freio eletrônico da central,se o ajuste do freio estiver muito alto ou no máximo ocorre este problema.
tente também inverter os motores e finais de curso na placa. troque o motor 1 pelo 2.
se este procedimento não resolver o problema, então pode ter defeito na central de comando...

3 de março de 2014 19:45 Lucio disse...

Boa noite amigo. Parabéns pelo blog.
Estou com um problema com um portão Peccinin placa cp4000. Ele está funcionando normalmente, mas quando falta energia, ao retornar o portão abre uns 50 cm. Abri a central para verificar as ligações e simulando uma queda de energia, o relé bate 3x. Já tivesse esse problema? O que resolveu.

4 de março de 2014 19:24 Paulo disse...

Walson, bom dia. Meu portão usa dois motores de 1/4 hp em 220V e central PPA Facility. Minha pergunta é se posso instalar uma placa aceleradora nestes motores, ou somente com motores trifazicos?
Obrigado

4 de março de 2014 19:29 Paulo disse...

Walson, meu portão é basculante, PPA com 2 motores de 1/4 HD em 220V com central Facility. Minha duvida é quanto ao aumento de velocidade para abertua e fechamento. É possivel a instalação de uma placa rápida com estes motores, ou tenho que troca-los também?
Obrigado

5 de março de 2014 11:49 Anônimo disse...

Boa tarde tenho uma central pivotante PPA e quando esta abrindo o portão, o final de curso de um dos lados aciona parando o portão, mas logo após, continua mais alguns centímetros. O que pode ser? Desde já agradeço a informação

6 de março de 2014 16:29 walson volpiceli disse...

paulo terá que trocar os motores também, e verificar se o novo sistema trabalha com centrais interligadas,para o caso de utilizar 2 centrais.

6 de março de 2014 16:32 walson volpiceli disse...

deve-se ajustar o freio eletrônico da placa.
pode também ter problemas na central de comando.

6 de março de 2014 16:40 walson volpiceli disse...

resposta Lucio.
quando liga a energia na placa peccinin modelo CP4000 o rele arma e desarma 4 vezes isto é normal.
mas quando liga a energia na placa o portão não pode acionar sozinho. se estiver assim esta com problemas na placa.

7 de março de 2014 18:18 Lucio disse...

Muito obrigado

13 de março de 2014 12:13 Alex Zamboni disse...

meu motor abre todo mas so fecha a metade e o led verde fica piscando o que eu faço

15 de março de 2014 23:27 Anônimo disse...

olá, quando foram instalar o motor ppa 220v no meu portao o fusível ficou queimando ( o motor funciona lentamente e depois ocorre a queima)o técnico me disse que a voltagem estaria muito alta mas isso sem testar com o multímetro no teste da lâmpada esta ok. E quando se inverte tudo para 110v motor e tomada o motor não funciona.
preciso muito de ajuda o técnico e muito fraco .... não passa segurança

16 de março de 2014 14:37 walson volpiceli disse...

não é normal o fusível queimar.a voltagem também não esta alta ou é 220V ou 110V.
pode estar com problemas no motor, verifique a instalação.
se o técnico conectou a rede elétrica sem conferir a programação de voltagem da central de comando e motor pode sim ter danificado o kit motor.verifique...

20 de março de 2014 17:38 Anônimo disse...

É normal o motor dar um tranco quando é acionado para abrir ou fechar? Tem como evitar esse tranco?

21 de março de 2014 11:02 Flavio disse...

Bom dia Walson, Minha placa peccinin 2000 parou de funcionar de repente com o portão ligeiramente aberto, percebi que ao apertar o botão learn, o led não acendia, comprei uma placa acton 3, programei um controle, ao programar o tempo de curso , deixei apertado o botão por 5 segundos, o led acendeu , o portão começou a abrir e parou no mesmo lugar que da primeira vez, e a placa não dá mais sinal de vida, o que pode ser? obrigado

21 de março de 2014 15:30 walson volpiceli disse...

deve-se verificar o motor se esta com algum problema,
desligue a energia da placa e ligue de novo se não funcionar verifique se a placa não esta com problemas.

21 de março de 2014 15:34 walson volpiceli disse...

em determinados modelos de centrais de comando pode-se utilizar o recurso de partida suave,
veja se sua placa tem esta opção,se tiver é só programar ou ajustar a partida suave.

21 de março de 2014 16:55 Mônica disse...

Olá,
O motor de casa é Rossi
Quando fecha não está detectando o sensor e bate, já tirei o imã para testar, passo o imã e ele não reconhece.
Quando abre reconhece o imã e pára certinho
O que pode estar acontecendo?
obrigada

22 de março de 2014 20:07 walson volpiceli disse...

pode estar com problemas na central de comando ou no sensor verifique.

23 de março de 2014 10:21 Anônimo disse...

Instalei um motor PPA Rio Turbo placa 4 trimpots Facility, esta funcionando perfeito só uma coisa esta e incomodando, quando aperto para abrir, em seguida aperto para parar e ficar parado, + ele para e aciona para fecha automático sem eu apertar nada, como desativar isso pois no manual não fala nada sobre isso, por que eu quero deixar ele parado tipo no meio do percurso.

23 de março de 2014 10:27 Unknown disse...

Instalei um motor PPA Rio Turbo placa 4 trimpots Facility, esta funcionando perfeito só uma coisa esta e incomodando, quando aperto para abrir, em seguida aperto para parar e ficar parado, + ele para e aciona para fecha automático sem eu apertar nada, como desativar isso pois no manual não fala nada sobre isso, por que eu quero deixar ele parado tipo no meio do percurso.

23 de março de 2014 11:42 walson volpiceli disse...

deverá inverter as rotações do motor e finais de curso.
para passar motos ou pedestres pelo portão.

23 de março de 2014 14:30 Anônimo disse...

porque controle so pega de perto gatter 3000

23 de março de 2014 18:09 Anônimo disse...

Obrigado pela sua resposta amigo, sem querer incomodar mais como faria para inverter a rotação só inverter os fios.? Lembrando que o motor e 220.

23 de março de 2014 18:27 walson volpiceli disse...

PODE TER PROBLEMAS NO CONTROLE OU CENTRAL

23 de março de 2014 18:29 walson volpiceli disse...

inverta os fios correspondente da rotação do motor e inverta também o fim de curso.

29 de março de 2014 13:35 Anônimo disse...

Boa tarde! Amigo, vou instalar um kit Rossi DZ4 em minha residência, queria saber se a placa eletronica KX30 é boa? Grato e parabéns pelo site.

29 de março de 2014 13:38 Anônimo disse...

Boa tarde! Amigo, vou instalar em minha residência um kit DZ4 Rossi, gostaria de saber se a placa eletrônica KX30 é boa. Grato e parabéns pelo site!

29 de março de 2014 14:37 walson volpiceli disse...

sim. mas é um pouco inferior em funções, a KXH30 V.2.2 é mais completa.
mas todas tem monopólios com controles, só programa controle da marca Rossi.
o importante é que funcionam.

3 de abril de 2014 05:43 Anônimo disse...

Meu motor e rossi e qd abre as vezes nao completa a ciclo de abertura, o que pode ser? Capacitor?

3 de abril de 2014 14:31 walson volpiceli disse...

é preciso verificar quando ocorre a anomalia.
1º se o motor continua ligado mas não roda,
2º ou se o motor desliga,
na primeira opção pode ser o capacitor.na segunda opção pode ser os finais de curso ou a central de comando.

3 de abril de 2014 22:41 Demósthenes disse...

Olá, meu motor apresentou o seguinte defeito: Ao acionar o controle o motor faz um barulho do relé disparando mas não abre; se abrir no manual e acionar o controle ele fecha normalmente e para onde deve ser(final de curso ok). Já testei o motor em ligação direta e ele abre e fecha! Minha placa é PPA A21489. Pode ser defeito no relé ou será o transistor(acho que o nome é esse; é uma peça preta com 3 pernas (Q4)?

6 de abril de 2014 16:58 Adilson Mafra disse...

Olá meu nome é Adilson(adilsonmafra@gmail.com), meu portão eletronico e rcg, estava funcionando normalmente, agora ao abrir, o portão faz um barulho estralho(crec,crec...) tenta abrir, mas parece que não tem força e o mesmo acontece se fechar, puxando com a mão ele fecha, abre, mais interessante que ele desligado não fica travado, abre normalmente com a mão, mas o barulho permanece, será que é engrenagem?

6 de abril de 2014 17:05 walson volpiceli disse...

sim, esta com problemas na engrenagem interna.

6 de abril de 2014 22:04 alberto bentes disse...

Boa noite ! Tenho um motor rossy nano turbo, ontem ao sair ele não abriu e verifiquei que apenas estava zunindo, e retirei a tampa dele e não vir nada de anormal como queimado ou outra coisa mais grave, e fechei e ele funcionou normalmente, e hoje ele não funcionou mas, então retirei e fiz os teste de corrente e estava passando normal, mas verfiquei que o led da placa não acende quando aciono o controle, PODE SER O PROBLEMA NO CAPACITOR ?

7 de abril de 2014 07:27 alberto bentes disse...

Bom dia amigo ! Tire por favor uma dúvida, tenho um motor rossy nano turbo há cerca de 01 ano e meio, sendo que o único problema que ele teve foi a quema do fim de curso que eu troquei, mas ontem, verfiquei que o motor estava zunindo quando liguei pelo controle, mas não deslocava o portão, sendo que retirei a tampa e verfiquei que não tinha nada de anormal como algum dispositivo queimado, e fechei novamente e o mesmo funcionou, mas no dia de hoje, novamente não funcionou e desta vez nem o zunindo de motor funcionando ele fez, e visualizei que os Leds da placa estão apagado mas está passando corrente normalmente, Pergunto ao nobre Técnico se este defeito não seja o CAPACITOR ou outro dispositivo, me ajude, desde já lhe agradeço !

7 de abril de 2014 17:10 walson volpiceli disse...

verifique a central de comando,confira a tensão de saída da placa nos bornes do motor,
pode ter problemas também no capacitor.

8 de abril de 2014 15:05 Anônimo disse...

Walson, boa tarde! O portão de minha residência as vezes apresenta um falha, ele deixa de ir até o final do curso deixando uns 10 cm para finalizar, pode parecer muito pouco mas minha garagem tem uma altura 1,90 ficando um espaço no limite para passar. As vezes tenho que descer do carro e empurrar o portão. será o capacitor? qual a melhor marca para o capacitor?

8 de abril de 2014 15:21 walson volpiceli disse...

verifique se o portão esta agarrando em determinados pontos do trajeto.
a troca do capacitor pode gerar um ganho maior de potencia no motor pode ser uma solução.
Para problemas na central terá que verificar os itens, o ajuste de tempo de percurso,ajuste de freio eletrônico, ajuste de finais de curso.

11 de abril de 2014 21:15 Samuel Cabral disse...

Olá Walson. Fui programa meu controle na placa Garen hoje e tive que jampear com um pedaço de clips pois estava sem o jumper, acho que o clips encostou em alguma peça da placa e deu um curto circuito e estourou u fusível. Troquei o fusível mas continua sem funcionar. O que pode ter acontecido? Obrigado!

12 de abril de 2014 17:03 Anônimo disse...

boa tarde! o portão da minha casa faz um barulho imenso quando funciona, a marca é unisystem,o que pode ser feito para deixar de fazer este barulho irritante?
abraços!!

13 de abril de 2014 10:22 walson volpiceli disse...

verifique as trilhas da placa se não estão rompidas.
verifique visualmente os componentes da placa se estão danificados.
pode também ter danificado o circuito integrado.

14 de abril de 2014 10:58 Samuel Cabral disse...

Olá, a placa está toda preta em baixo. Acredito que danificou, o que seria esse circuito integrado? Você acha que pode ter queimado o motor também?
Obrigado.

14 de abril de 2014 17:02 walson volpiceli disse...

limpe a placa e restaure as trilhas e faça um teste...

14 de abril de 2014 20:12 Charles Alves disse...

Oi tenho um motor da RCG 1/4 e estava com dificuldade de abrir principalmente em dias que estava chovendo aí troquei o capacitor de 12uf por um 24uf e ficou abrindo mais rapido! Ficou bem melhor do que estava antes, eu quero saber se posso deixar este capacitor de 24uf pois uso bem pouco o portão por dia?

14 de abril de 2014 23:27 Samuel Cabral disse...

Troquei a placa hj e ao instalar funcionou perfeitamente. Porém percebi que estava com as posições de giro do motor invertidas na placa, eu inverti os fios na Central e quando liguei o portão estava fechado então apertei para abrir mas ele não respeitou o fim de curso e desceu mais até dar um estalo. Apertei denovo pra abrir mas não adiantou. Desliguei e inverti os fios novamente daí ele abriu e passou direto pelo fim de curso novamente. Depois disso parou de girar. Separei o motor e liguei na placa mas ele só faz um barulho e não gira p nenhum sentido. Com a mão ele gira normal. O que pode ter ocorrido?
Obrigado pela ajuda

15 de abril de 2014 09:20 Charles Alves disse...

troquei o capacitor de 12uf por um de 24uf num motor da rcg 1/4 e ficou muito bom agora o que isso pode causar de problemas futuros no motor já que utilizo bem pouco o portão por dia?

15 de abril de 2014 16:18 walson volpiceli disse...

Samuel Cabral. deve-se testar o motor direto na rede elétrica,
confira as ligações na placa se estão nos devidos lugares.
confira o ajuste de embreagem eletrônica da placa.
confira o capacitor no motor se esta OK.
dica: toda vez que inverter as rotações do motor inverta também os finais de curso.

15 de abril de 2014 16:39 walson volpiceli disse...

R: Charles Alves. com a lógica nos cálculos matemáticos dobrar a potencia do capacitor altera o fluxo de corrente no estator. podendo ocorrer superaquecimento ou rompimento e desgaste prematuro do mesmo.
não se deve utilizar o motor por um longo e continuo período.

15 de abril de 2014 20:10 Anônimo disse...

Boa noite, Walson.
Aqui em casa temos um portão com motor piccinin. O que acontece é o seguinte: Dou um comando no controle e ele sobe uns 5cm e para. Aperto novamente e desce os 5cm. Já troquei o capacitor mas nada, chequei o fim de curso tbm. Tem alguma dica?

Obrigado.

Att,
Rafael

16 de abril de 2014 14:51 Anônimo disse...

Comprei um motor rcg 110v,chegou ontem,fui testar..configurei o controle de boa...ai ele funciona,mas so gira pra um lado,inverti a "pontas" dele,ai ele so girar pro outro...Sabe me dizer o problema?

16 de abril de 2014 16:31 Samuel Cabral disse...

Walson, troquei o capacitor mas o problema continua, hoje eu testei o motor direto na rede e ele funcionou nos 2 sentidos, as ligações na placa estão corretas e ajustei a embreagem eletronica (potencia) no maximo pra ver se funcionava. Quando ligado na placa ele só gira para um lado e quando vai girar para o outro lado fica só fazendo um barulho e não gira. Pode ser a placa nova que funcionou apenas alguns minutos e deu problema? Obrigado!

16 de abril de 2014 16:52 walson volpiceli disse...

a norma do INMETRO iniciada em 2014 diz que todos kits motor portão eletrônico. só funcionem com fotocélulas ligada à central de comando.
enfim não vai funcionar se não tiver fotocélulas.

se o kit for antigo verifique os finais de curso, se estiverem OK
pode ter problemas na central de comando,
consulte o vendedor se o kit já obedece as normas do INMETRO de 2014, varias pessoas estão passando por este problema estão adquirindo os kits mas os mesmos só funcionam se conectarem as fotocélulas,e alguns vendedores não estão colocando as fotocélulas no kit,forcando o consumidor a fazer uma compra casada primeiro compram o kit depois a fotocélula para funcionar o kit,isto é crime contra o Código de defesa do consumidor,verifique se não esta com este problema.

17 de abril de 2014 10:56 Samuel Cabral disse...

Walson o meu kit é antigo e não possui fotocélula. Eu dei uma mexida no fim de curso e voltou a funcionar normalmente agora. Se voltar a dar problema vou trocá lo. Problemas no fim de curso pode fazer com que o motor gire apenas para um lado? E mesmo eu desconectando ele da placa o motor continuava girando somente para um dos lados. Muito obrigado pela ajuda amigo.

17 de abril de 2014 20:16 Anônimo disse...

INSTALEI FOTOCELULA ANTI-ESMAGAMENTO NO PORTÃO AUTOMATICO,NO ENTANTO AO INVES DE NÃO DEIXAR O PORTÃO FECHAR ELE FAZ COM QUE FECHE,DEVO INVERTER A ROTAÇÃO DO MOTOR E O FIM DE CURSO?

17 de abril de 2014 22:33 walson volpiceli disse...

sim deve-se inverter as rotações do motor e não se esqueça de inverter também os finais de curso.

19 de abril de 2014 20:34 Anônimo disse...

AO INVERTER A ROTAÇÃO DO MOTOR DO PORTÃO E OS FINAIS DE CURSO ANTES DE COLOCAR PRA FUNCIONAR DEVO ABRIR O PORTÃO(desligado) E COLOCA-LO FECHADO PARA FAZER DEPOIS O ACIONAMENTO?

19 de abril de 2014 22:39 Anônimo disse...

meu motor 5 cv mono brindado faz zuada mas nao roda o eixo. o que pode ser? se alguem poder mem ajudar agradeco.

19 de abril de 2014 23:00 walson volpiceli disse...

ao mudar as rotações deixe o portão parado no meio.

19 de abril de 2014 23:05 walson volpiceli disse...

confira se o eixo não esta agarrando.
verifique os capacitores.
teste a continuidade do embobinamento.

21 de abril de 2014 11:44 Bruno Barrios disse...

Olá. o modelo do meu portão é esse do tópico. O defeito que ele está apresentado é do motor rotacionar somente pra um lado. Já fiz alguns testes. O defeito pode ser no capacitor ou realmente é na placa? Muito obrigado...

28 de abril de 2014 22:01 Anônimo disse...

olá walson blz....... estou com um problema com luz de garagem meu motor e piccinin placa cp4000 , a luz só acende com fecha o portao quando abre nao. Será que é o relé de abertuta que nao esta mandando corrente ? Como faço para testa este relé ? agradeço desde já a atençao obrigado

28 de abril de 2014 22:39 walson volpiceli disse...

deve-se inverter as rotações do motor e finais de curso para funcionar corretamente.

29 de abril de 2014 19:09 Anônimo disse...

Obrigado Walson, resolvi o problema da luz de garagem . Fico muito grato pela atençao .......fabricio

4 de maio de 2014 18:57 Luiz Farias disse...

Walson, tem um portão na Vila onde moro. Ele abre em duas partes tendo um motor em cada parte. Os motores são 220v, mas a vila é 110v. Pergunto :
devemos trocar o relógio para 220v ou trocar os motores para 110v? O que devemos levar em conta para uma decisão economicamente viável?

e-mail: fariasl2005@yahoo.com.br

5 de maio de 2014 20:53 walson volpiceli disse...

há varias opções sim, rebobinar os motores,utilizar transformadores,ou solicitar concessionaria de energia local para trocar voltagem.
deve-se orçar para ter noção de diferença de preços,
na minha opinião o correto seria rebobinar os motores para voltagem correta ao local.
mas como disse que é uma vila, se tiver três ou mais relógios medidores terá o 220V nos medidores ou nas caixas de passagem,
pode-se utilizar 1 fase de um relógio e outra fase de outro relógio gerando o 220V. os dois relógios dividirão o consumo,

20 de maio de 2014 17:52 Anônimo disse...

Walson, possuo um motor Rossi, por gentileza e enorme favor, me explique como regular a placa KX-30 para que o portão não bata forte quando fecha e abre. Já tentei regular a posição dos imãs dianteiro e o que fica no final do portão, mas não consegui o ajuste perfeito, ou fecha antes ou bate com força no portal. Então calculo que eu tenha que mexer em alguma configuração da placa lógica.

20 de maio de 2014 22:07 walson volpiceli disse...

tem sim. na placa ao lado dos leds tem 4 chavinhas 1 2 3 4 acione a chave 1 para a posição ON, esta é a configuração parada suave

21 de maio de 2014 18:00 Anônimo disse...

Bacana, Walson... Fiz o que vc sugeriu, coloquei o jumper para a "parada suave", o que ajudou-me bastante para eu regular a posição dos imãs com mais precisão. Não ficou lá uma "brastemp", o portão quando fecha, ficou 1/2 cm afastado do batente, mas assim ficou bem melhor do que antes, quando ficava batendo e o motor mantinha-se ligado. Só para matar mais algumas curiosidades, por obséquio, gostaria de saber para que serve as regulagens de "freio" e "embreagem" e se é normal que os leds sinalizadores de aberto (verde)/fechado(vermelho) ficarem acessos sempre. Bom, Walson, valeu demais, muito obrigado pela generosidade em nos ajudar, infelizmente, coisa muito rara no mundo hoje, boa vontade.... Paz na terra aos homens de boa vontade! Que Deus lhe retribua, com muita saúde e muitas bênçãos!!

21 de maio de 2014 19:29 walson volpiceli disse...

regulagens de freio é para frear o motor antes de fechar e abrir.
regulagens de embreagem é para ajustar a força do motor.
sim é normal os leds ficarem acesos, indicam que o sistema esta em operação.
Obrigado por aceitar a informação...

26 de maio de 2014 11:51 Marlene Freire disse...

Por favor estou precisando de orientação. Meu portão pivotante parou de funcionar após eu ouvir um estalo no motor direito. Foi verificado que o fusível estava queimado, foi trocado e acionado o controle remoto, queimou a placa, ela foi trocada e acionado o controle remoto queimou novamente o fusível. Agora ao técnico disse que o motor precisa ser trocado, mas ele não fez nenhum teste. Tenho medo de comprar um motor novo e não adiantar nada. Estou perdendo a confiança no técnico, mas não quero pré julgador o trabalho dele, pois não entendo. Pode me orientar, por favor.

26 de maio de 2014 21:55 walson volpiceli disse...

se a fiação estiver OK.
então o estator do motor esta em curto por isto esta queimando os fusíveis.
há 3 procedimentos à escolher.
1.embobinar o estator do motor.
2.trocar o estator do motor.
3. trocar todo o motor.

27 de maio de 2014 10:27 Marlene Freire disse...

Oi Walson, obrigada pela resposta anterior. Estou pensando em trocar o motor para ser mais rápido, pois minha filha trabalha no segundo turno da fábrica e chega de madrugada. O portão automático faz muita falta para nós. Para trocar o motor, preciso trocar os dois motores, ou seja comprar um kit completo ou posso trocar só o motor que pifou? Posso usar a mesma placa que já comprei antes? Obrigada pela atenção.

27 de maio de 2014 19:42 Anônimo disse...

olá amigo,programei meu portão com motor da peccinin e central cp 2010 para fechar automaticamente apos 30 segundos pelo timpot de pausa mais ele ta fazendo o contrario ta abrindo o portao apos esse tempo.o que pode ser?

27 de maio de 2014 22:39 walson volpiceli disse...

Marlene Freire pode trocar só o motor com defeito e utilizar a mesma central

27 de maio de 2014 22:42 walson volpiceli disse...

Resposta para portão abrindo automaticamente.
deve-se inverter as rotações do motor e finais de curso

30 de maio de 2014 19:22 Anônimo disse...

Olá amigo,como faço para ligar dois motores num portão duplo e um travar quando o outro for acionado.

30 de maio de 2014 22:15 walson volpiceli disse...

deve-se utilizar dois kits de motores um para cada folha, ai poderá no mesmo controle controlar os dois motores acionando quando quiser cada folha.
ex: com um controle de 3 botões poderá com o 1º botão comandar uma folha, com o 2º botão comandar a outra folha e com o 3º botão comandar as duas folhas simultaneamente.

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