manual central garen G1

by - outubro 30, 2010



Iniciando a Instalação
Coloque o portão no meio do percurso (manualmente ou pelo botão BOT),
coloque e retire o jumper RST e pressione a tecla BOT. O portão deverá fechar.
OBS: Caso o portão não feche, inverta os fios do motor (branco e preto)
mantendo o azul e também o conector de fim-de-curso.
Iniciando a Programação
1- Apagando a memória
Coloque o jumper em PROG e aguarde os leds verde e vermelho acenderem,
pressione a tecla BOT até que o led verde comece a piscar, a memória está
apagada.
2- Programando o(s) transmissor(es):

Com o jumper ainda em PROG pressione um dos botões do controle até que
o led verde comece a piscar, pressione a tecla BOT para confirmar e faça o
mesmo procedimento com o outro botão. Faça o mesmo para outros controles.
3- Finalizando a programação
3.1- Programar em sistema semi-automático e sem luz de garagem
Retire o jumper PROG e em seguida pressione a tecla BOT com um intervalo
de 2 segundos por 3 vezes seguidas. CUIDADO: APÓS A TERCEIRA VEZ O
MOTOR ACIONARÁ EM BUSCA DO FIM DE CURSO.
3.2- Programar em sistema semi-automático e com luz de garagem
Retire o jumper de PROG e pressione a tecla BOT por 2 segundos. Solte e e
em seguida pressione por mais de 5 segundos. Cada piscada do led verde
corresponderá a1 segundo no tempo programado do fechamento automático.
Solte e volte a pressionar por mais de 5 segundos. Cada piscada do led
corresponderá a 1 segundo do tempo em que a luz de garagem ficará acesa
após o fechamento do portão. CUIDADO: O MOTOR ACIONARÁ APÓS ESTE
PROCEDIMENTO. OBS: Caso queira programar apenas uma das opções siga
todo o procedimento, porém pressione a tecla a tecla BOT por 2 segundos e
não por mais de 5 segundos na opção que não queira programar.
4- Erro na programação
Caso o led vermelho não apague no tempo programado coloque e retire o
jumper RESET. ATENÇÃO: NÃO DEIXAR OS JUMPERS COLOCADOS EM PROG E
RESET.

You May Also Like

162 comments

  1. Muito obrigado pelas dicas.
    Excelente Manual
    Ajudou muito.
    Eu seria forçado a contratar alguém para vir fazer a programação do novo controle, mas agora eu mesmo consegui programar.
    Infelizmente, quando tentei da 1ª vez, apertando um dos botões (o da direita), a luz verde ficou piscando e como eu não sabia que tinha que apertar o botão BOT para confirmar, aguardei um tempo e depois retirei o jumper. Repeti algumas vezes, mas agora, quando aperto aquele mesmo botão (da direita), a luz verde não pisca mais.
    Só o segundo botão (o da esquerda) é que está funcionando.
    Vc saberia me informar como eu poderia reconfigurar o 1º botão?
    Terei de apagar toda a memória e reprogramar todos os controles? (outros vizinhos usam o mesmo portão).
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. ai mano blz so que isso ai e o que tem no manual e naum ajudou-me muito pois precisso saber por que que o motor naum parou com o imã!
    grato se poder me responder tiagovalente66@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. manual que postei é para programação da central, pois o problema de o motor não desligar com o imã pode ser algum deses defeitos. primeiro pegue um imã e abra a tampa do motor feito isso acione o portão e passe o imã no sensor para ver se desliga,se desligar ajuste a posição do imã. se não desligar verifique o sensor,pode ser ele. não sendo sensor, tera que testar o fim de curso direto na central. acione o motor e com uma chave de fenda fina feche o contato do fim de curso direto na central se desligar o problema não é na placa, é no sensor ou imã. se não desligar o problema é na central.
    se voçe entende um pouco dessa area sera mais facil, se nao, sera mai dificil.

    ResponderExcluir
  4. olle tambem as postagens no blog defeitos de portão como solucionar. veja o link.
    http://portaoeletronicoservicos.blogspot.com/2011/09/portao-eletronico-aulas-de-montagen-e_25.html

    ResponderExcluir
  5. ola caro amigo, por favor gostaria de ligar o motor garen so com acionamento com interruptor ,pois os comtroles remotos e complicado para mim pois sempre some um e tenho que repor como faço poderia me ajudar muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So usar a funçao BOTOERIA da central,ligue um interruptor no borne bot e comum e ira funcionar

      Excluir
  6. ola caro amigo, por favor gostaria de ligar o motor garen so com acionamento com interruptor ,pois os comtroles remotos e complicado para mim pois sempre some um e tenho que repor como faço poderia me ajudar muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. toda central de comando de portão tem os bones (bot)e(bot)para acionamento direto.outras tem o borne (bot)e (com). fechando curto no borne bot(botoeira) e com(comum) o portão se aciona como se estivesse apertando o controle.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pelas dicas.
    mas, o que tenho que fazer para fechar o portão automaticamente após 30seg, sem desprogramar os controle atuais.

    ResponderExcluir
  9. vander para programar o automatico leia o passo 3.2 nesta postagem.ok

    ResponderExcluir
  10. fazendo reset do portão ele muda o segredo do controle? um antigo inquilino roubou um controle e quero mudar a o segredo.

    ResponderExcluir
  11. depende do modelo da central umas sim outras não.pois certos modelos gravam memorias de controles em circuitos exclusivos

    ResponderExcluir
  12. Tem como programar apenas o tempo da luz e garagem? A minha fica acesa direto.

    ResponderExcluir
  13. Valeu pelos manuais. Cara, tenho uma central garen II que de repente passou a funcionar apenas com os controles a alguns centímetros... já reprogramei os controles, fucei até nos trimpots da placa e dos controles.
    Como de perto funciona, imagino que deve ser algo simples de trocar... ou tenho q trocar a placa toda?

    ResponderExcluir
  14. deve-se trocar o pente de recepção de sinal dos controles é uma segunda placa soldada a placa mãe a antena sai do lado dela

    ResponderExcluir
  15. A centra Garen smart aceita a instalação de um Sensor Fotocélula Anti-esmagamento ? Caso aceite onde devo conectar o fios do sensor?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, neu portão garen só abre, não para com acinando o controle e no , acredito mesmo que seja a placa.
    Por acaso vc teria o esquema da placa, ou sabe onde encotro, ou vale mais a pena trocar a placa?.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  17. só ha esquema de programação, não há esquema eletronico dos circuitos.seu problema pode estar relacionado sim à central se for a central pode ser 3 itens a verificar o rele,ou o transistor 337 respectivo a rotação com problema por ultimo o CI. este problema pode estar relacionado tambem com os finais de curso, um deles pode estar em curto.
    verifique em sua região o preço de conserto e o de troca e suas respectivas garantias, veja qual fica mais em conta.

    ResponderExcluir
  18. alguem sabe me dizer quantos controles posso codificar em um motor desse. Existe um limite, porque no condominio cada um tem o seu.

    ResponderExcluir
  19. no modelo digital freq, 433MHZ existe sim um limite.pode variar de 60 canais ou 160 canais ou até 360 canais, correspondente ao modelo da central ou receptor. lembrando que cada botão do controle corresponde a 1 canal.
    no modelo analógico, freq, de 215MHZ até 399MHZ não tem limite de canal.

    ResponderExcluir
  20. Ola eu consigo conectar o modelo ( link ) abaixo nessa central, para se ter uma segurança maior contra clonagem ?

    http://www.ebay.com/itm/251173282610?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649

    Att:

    Edson

    ResponderExcluir
  21. Que pode me ajudar ?
    O funcionamento esta intermitente ora funciona outra ora não funciona, já medi as resistencias do enrolamento do motor, 02 x 54 ohm e 01 x 110 ohm ( motor ok ).
    A parte eletronica medi a tensão de saida 03 vezes sendo 02 x 220 V e 01 x 330 V, teve ora que foi para zero qual pode ser o problema. Parece que o motor fica sem força ou seja sem uma fase.

    ResponderExcluir
  22. Olá, por favor preciso de ajuda.
    O motor do portão da minha casa é garen e nos últimos 2 anos tenho solicitado conserto a cada 2 meses +/-... como não sei realmente qual o problema dele os sintomas agora são o seguinte:
    Aperto o botão p/ abrir, ele dá o tranco inicial e logo pára. Empurro um pouco com a mão e na maioria das vezes ele consegue completar e abrir sozinho. Para fechar é a mesma coisa, aperto o controle ele dá um tranco mas depois preciso puxar para ele conseguir seguir até o final.
    Qual pode ser o problema desta vez?

    ResponderExcluir
  23. se esta ajudando o motor a dar a partida com um empurro no portão o motor pode ter problema na partida troque o capacitor do motor e faça um teste

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal,
    Tenho um motor garen que esta em uso a 4 anos, tenho dois sintomas intermitentes, hora o portão para de fechar em um certo ponto e hora o portão para de abrir e com um empurrão conclui a abertura.
    Esse segundo sintoma que preciso de empurrar está acontecendo com bastante frequência. Alguém poderia me ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
  25. comprei um motor garen placa smart , quero saber se o uso do fotocelula é obrigatorio pois no manual estar escrito que sim, e quando tento liga-lo so gira para um sentido, e quando ligo o fotocelula ele vai para os dois sentidos ou seja abri e fecha.

    ResponderExcluir
  26. sim a fotocélula é obrigatório pela nova lei do INMETRO.
    una as fotocélulas frente a frente e fixe-as com fita lacre.e deixe dentro do motor.
    ou troque a central por uma convencional.
    poucas casas e obras tem a tubulação para a fotocélula,enfim isto é norma do INMETRO para o fabricante,

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde,
    gostaria de saber como faço para intalar o sensor fotcelula no portão automatico? e se posso utilizar qualquer modelo de sensor?
    Meu portão utiliza a placa central smart - garen GME V1.2A.
    muito obrigado,
    abraço, Luiz

    ResponderExcluir
  28. sim,pode utilizar qualquer modelo de sensores ativo,verifique se possuí saída NA.
    utilize um par de fio e ligue na saída NA da fotocélula e ligue no Jumper FOT,
    alimente as fotocélulas com fontes.

    ResponderExcluir
  29. comprei um motor garen que usa do fotocélula , é uma grande porcaria, com uma semana de uso na primeira chuva teve umidade levei a loja, não tive substituição, estou utilizando o portão manual, gostaria de saber se tem com fazer ele funcionar sem a fotocélula.

    ResponderExcluir
  30. não, deve-se trocar a fotocélula ou a central de comando.
    a culpa não é do fabricante é do INMETRO que obrigou a fabrica a aderir ao sistema,sendo isso o equipamento e excelente,aqui unimos as fotocélulas e colocamos dentro do motor...

    ResponderExcluir
  31. boa noite walson,estou com um problema numa placa GME V 3.5,motor da MC GARCIA,deu uma louca de ele abrir e fechar por conta própria,fiz o reset,reconfigurei os controles e tentei fazer com que buscasse os finais de curso,porem está louco e não reseta acionando quando quer,seria falha do CI de 18 pinos,seria possível uma orientação sua para me ajudar!Obrigado

    ResponderExcluir
  32. boa tarde Walson estou com um pequeno problema com uma central garen G1, ligaram a alimentação do sensor de barreira no terminal indicado para a sinaleira. quando espeto a mesma da interferencia na barreira e o portão não fecha oque faço se não acho nem uma alimentação de 12V?

    ResponderExcluir
  33. Qual melhor motor garen ou rossi,???

    ResponderExcluir
  34. não há melhor, ambos motores são bons isto também acompanhado de uma boa instalação, já presenciei estas marcas funcionarem vários anos,
    porem há vantagens e desvantagens entre os kits.
    o garen programa qualquer controle 433MHZ,
    enquanto o Rossi só controle Rossi.
    a base do garen é de alumínio
    a do Rossi é de plastico abs ou outro não sei.
    mas como disse ambos motores são bons se bem instalados.

    ResponderExcluir
  35. ola tenho um garen e gostaria de uma dica para sair do modo automatico
    ele esta fechando apos 20segundo.desde já agradeço se poder me ajudar.

    ResponderExcluir
  36. se tiver o trimpot pausa na placa é só coloca-lo no minimo.
    se não tiver feche o Jumper prog espere 5 segundos retire o Jumper do prog aperte o botão bot 3 vezes com intervalo de 3 segundos em cada apertada no botão. ao final da 3 apertada o portão reconhece sozinho os finais de curso,pronto.dica faça o procedimento com calma sem pressa.

    ResponderExcluir
  37. bom dia amigo
    estou com um problema na placa , ja testei os fim de curso e esta ok mas o ponto AB nao deliga o motor,,,da serto eu trocar o rele da placa, se de serto devo trocar o RL1 ou RL2

    ResponderExcluir
  38. a função dos reles são alimentar e alternar as rotações do motor,se você aciona a central com controle o rele arma mas o fim de curso não desarma o rele o problema não está nos reles e sim nos finais de curso que envolvem, imãs,sensores,conectores,trilhas da placa,resistores e CI,
    OUTRO PROBLEMA: se quando ligo a energia na placa o motor já aciona direto sem parar.
    1º opção: o rele esta com o contato colado,de uma leve pancada encima dele para descolar o contato ou faça a troca do rele.
    2º opção: o rele esta armando direto quando ligo a placa,esta com problemas nos componentes da placa verifique transistor referente a rotação acionada da placa ou CI.

    ResponderExcluir
  39. Alguém sabe coma faz para programar o controle para abrir a fechadura?

    ResponderExcluir
  40. amigo eu queria saber se o comando GME V1.1A tem diferença para o GME V1.2A
    obrigado

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde, sabe me informar pq a fotocelula do portao seg ela so fecha?

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde, fiz todo o procedimento para codificar os controles ..ja fiz anteriomente sem problemas...mas agora comprei o garen de 3 botoes...segundo a loja esta na mesma frequencia do meu velho..depois de posicionar o jumper, aperto o controle ele pisca a luz verde rapido, quando aperto o bot nao para de piscar a verde..fica na mesma...e o controle nao programa...tentei fazer o procedimento com o portão aberto..também nao mudou nada..muito obrigada

    ResponderExcluir
  43. quando o LED verde pisca rápido é porque leu a frequência+código do controle a ser programado,deve-se apertar o botão bot para confirmar o controle, se o botão bot não estiver funcionando deverá fechar um curto e soltar nos bornes botoeira (logo do lado do botão bot) para confirmar a programação do controle, pois o botão bot e os bornes da botoeira são a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  44. BOM DIA AMIGO, TIREI MEU PORTAO DA TOMADA, MAIS AGORA TODA VES QUE ACIONO O CONTROLE,ELE SOBE UM POUCO E PARA, ACIONO DENOVO ELE SOBE MAIS UM POUCO E PARA. ASSIM ATE CHEGAR AO FIM DO CURSO, E PRA DESCER MESMA COISA. DESCE UM POUCO E PARA, ACIO ,ELE DESCE MAIS UM POUCO E PARA. GRATO

    ResponderExcluir
  45. terá que configurar tempo de percurso na placa verifique o manual acima,
    ou feche o Jumper prog espere os leds acenderem,ai retire o Jumper prog e aperte 3 vezes o botão bot devagar,feito isto o portão começara a funcionar reconhecendo a posição dos imâs.

    ResponderExcluir
  46. tenho um motor ppa com placa gme v 3.5
    quando aciono o controle para abrir ele abre apenas 4 segundos e para
    para fechar ele ta normal
    testei a placa sem o motor ta ok desarma o rele em 30s tanto para abrir como para fechar . tamb testei o motor sem a placa ta ok para ambos os lados . o que pode ta acontecendo pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  47. Tenho uma placa garen 433,92mhz, aciono o controle e ele so abre; não faz o reverso.
    já verifiquei os imã e os sensores, estão ok;
    os reles também estão Ok
    Qual poderia ser o problema?

    ResponderExcluir
  48. Walson, estou quebrando a cabeça com meu motor e sensor garen, durante o horário de 11:00 até 16:00 hs o portão não funciona correto, nos outro horários funciona certo, ja troquei a fotocelula e nada, a distância é de 9 metros e meu muro e portão são todo de vidro jateado e alumínio, será que pode ser porque o infravermelho se perde durante esse horário ou o motor esquenta e fica louco?ou o motor não esta aguentando o peso do portão? motor de 1/4. agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  49. para ser mais preciso no diagnostico necessitamos de mais detalhes da anomalia que ocorre em determinado horário.
    pode ter problemas também com dilatação estrutural pois no horário que ocorre a anomalia é nas horas mais quentes do dia (pouco provável acontecer),
    vidros também podem interferir no feixe da fotocélula.
    motor de 1/4 suporta em media 6/ciclos p/h com portão de 400 a 500 kg e de 3m de comprimento no máximo.

    ResponderExcluir
  50. Olá, como retirar o sistema de fechamento automático dessa central???

    ResponderExcluir
  51. é só se seguir os passos abaixo.
    3.1- Programar em sistema semi-automático e sem luz de garagem,
    Coloque o Jumper em PROG e aguarde os leds verde e vermelho acenderem,
    Retire o Jumper PROG e em seguida pressione a tecla BOT com um intervalo
    de 2 segundos por 3 vezes seguidas. CUIDADO: APÓS A TERCEIRA VEZ O
    MOTOR ACIONARÁ EM BUSCA DO FIM DE CURSO.

    ResponderExcluir
  52. Olá, troquei a placa do meu motor que queimou e estou tendo dificuldades em programa-la estou com os seguintes problemas 1° o portão para bem antes dos sensores de fim de curso, 2° qdo tento apertar 3 vezes para programar o fim de curso, logo na primeira apertada ele já aciona o portão.
    Alguém pode me orientar, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  53. feche o Jumper PROG espere os dois leds acenderem depois retire o Jumper do PROG e aperte o bot 3 vezes pausadamente.

    ResponderExcluir
  54. Olá Walson, a minha central Garen não acendo a luz verde e vermelha quado fecho jamper PROG, somente a vermelha. Por isso, não consigo programar o novo controle. Gostaria de sua ajuda.

    ResponderExcluir
  55. pode ter problemas na central de comando,verifique.

    ResponderExcluir
  56. Olá companheiro Walson, eu li um problema que alguem perguntou para vc e passei pelo mesmo problema hoje, mas eu resolvi de outra forma, o controle do cara não funcionava direito só de perto e tal, o meu tbm estava assim só que apenas um botão funcionava, então eu abri o controle e percebi que nele tem tipo uma bateria bem pequena e que os pingos de solda dela estavam folgados, inclusive fazia barulho quando balançava a plaquinha do controle, dei uns pingos de solda com estanho e resolveu o problema blza, no problema do rapaz vc falou para eue verificar se era o recptor de sinal da placa que tbm poderia ser né então fica aí a dica blza te mais

    ResponderExcluir
  57. Ola Walson!
    Meu motor possui central GME vs. 1.1 A, tem como colocar foto célula?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  58. meu motor aciona e na metade do curso ele para ,mas o motor fica acionado até alguem dar um empurraozinho.O que será que está travandu-o?

    ResponderExcluir
  59. coloque o motor no manual e verifique se o portão esta correndo livre ou agarrando em algum ponto.
    troque o capacitor do motor, irá aumentar a força do motor.
    aumente a embreagem eletrônica da placa.

    ResponderExcluir
  60. ola boa tarde quando vou regular meu portao ele para no meio se aperto o controle ele nao para no fim de curso ele nao tem controle ja programei ele varias vezes tem como regular isso hora ele abre hora nao tem soluçao ou tenho q comprar outra placa minha placa é de 20/07/2012 quanto tempo tem de garantia ele é GME V1.2A

    ResponderExcluir
  61. Amigo,saberia me informar qual o CI de memoria dessa placa (Garen G1) ?

    ResponderExcluir
  62. o CI não é vendido em lojas de componente eletrônico, só em distribuidoras garen...
    a memoria é injetada no fabricante o CI só serve nesta placa.

    ResponderExcluir
  63. Amigo, primeiramente parabéns pelo post. Se fosse só pelo manual, eu estava perdido. Minha dúvida é: Mesmo fazendo testes com o braço articulador desengatado, percebi que o motor aqueceu um pouco em apenas dois ciclos. Isso é normal? Não é um superaquecimento, mas ficou "morno", o que achei estranho para um motor "grande" de corrente alternada. Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  64. Bom dia. Sou leigo e gostaria de uma orientação.
    Após muitas tentativas, consegui desabilitar o automático (o portão estava abrindo sozinho) mas ainda ocorrei o problema de ele continuar funcionando mesmo após aberto, me obrigando a apertar o botão novamente e então mais uma vez para baixá-lo.
    Li em outro tópico seu, sobre a tal inversão dos fios do motor para solucionar esse problema. Enfim, devo abrir o motor e inverter por lá a fiação? E além disso, a inversão do conector de fim de curso seria tão somente retirar o plug da placa e reconecta-lo ao contrário, ou preciso remontar o conector? Esse conector está identificado nessa placa?
    Muito obrigado por sua atenção!

    ResponderExcluir
  65. deve-se inverter na central de comando trocando a posição dos fios referente a rotação e fim de curso, lembrando que a rotação e fim de curso tem o fio comum, não deve ser mudado a posição.só mude os fios referentes as rotações o comum não muda.

    ResponderExcluir
  66. Olá, estou com um problema, se alguém puder me ajudar ficarei muito grato, o meu portão só está fechando, troquei os relés pq percebi que quando eu batia de leve neles, ele estava acionando ou ficava colado, não acionava, só que continua sem abrir, posso estar com problema em algum resistor, CI... procurei o esquema não encontrei... agradeço desde já!!! e parabéns pela blog, tenho aprendido muito!!!

    ResponderExcluir
  67. verifique na placa transistores BC337 ou similares, tem um para cada rele.
    pode ter problemas também no sensor de fim de curso que desativa o rele verifique.
    pode ter problema também no CI da placa.
    se for no CI só o distribuidor autorizado tem o CI.

    ResponderExcluir
  68. Reprogramei todos os controles e o portão passou a funcionar corretamente, sem necessidade de qualquer inversão de fios. :)
    Agora gostaria de uma ajuda sobre como conectar a fiação para luz de garagem. Não encontrei manual dessa central. Obrigado pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  69. deve-se utilizar modulo luz de garagem a fiação é conectada no modulo

    ResponderExcluir
  70. A luz verde parou de acender após ligar o jumper, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  71. meu motor garen abre normal, mas quando fecha ele volta a abrir ate a metade do curso

    ResponderExcluir
  72. Olá, eu conectei um modulo de acender luz de garagem proprio para garen, mas não consigo programá-lo, vc pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  73. deve-se programar o tempo de acionamento do modulo na central de comando.
    coloque o Jumper no prog aguarde os dois leds acenderem.
    feito isso retire o Jumper do prog e aperte o botão bot uma, duas,na terceira aperte e não solte o bot o led verde deve começar a piscar cada piscada corresponde a 1 segundo do tempo de luz segure apertado ate o tempo correspondente da luz permanecer acesa,agora solte o botão o portão acionará sozinho para os dois lados feito isto a programação foi concluída.

    ResponderExcluir
  74. Obrigado, consegui programar a luz de garagem graças á sua orientação, agora por favor, estou apanhando pra ligar no interruptor paralelo da lampada da minha garagem, não consigo, vc pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  75. verá que o modulo de luz contem um rele deve-se utilizar os 3 terminais do rele o terminal comum o normalmente aberto e o normalmente fechado,talvez no modulo não tenha o borne do contato NF do rele terá que soldar o fio na placa.
    para funcionar em paralelo faça a ligação elétrica de interruptores em paralelo, lembrando-se que o rele servirá como interruptor paralelo pois ligará os 3 fios nos 3 contatos do rele, o contato comum do rele é como se fosse o borne do meio do interruptor paralelo e os contatos NA/NF do rele como se fosse os bornes das laterais do interruptor paralelo.

    ResponderExcluir
  76. Os novos kits Garen já possuem tomada com aterramento. No vídeo é possível notar que o fio verde é conectado a placa para tanto.
    Saberia dizer se é possível conectar um fio terra a esse modelo antigo de placa? E o motor, precisa também ser aterrado? Obrigado!

    ResponderExcluir
  77. Obrigado, tudo funcionou de acordo. Parabéns pela disposição de ajudar á todos.

    ResponderExcluir
  78. Roosevelt se a placa não foi projetada para ligar aterramento não é aconselhável adaptar o aterramento à mesma,
    enquanto ao motor poderá aterrar toda parte metálica do kit...

    ResponderExcluir
  79. amigo o meu não tem o jumper de reset, como faço para fazer o primeiro passo para ele reconhecer o percurso? gme 1.1a abraço!

    ResponderExcluir
  80. Preciso de uma ajuda. Alguem sabe qual a especificação dos compontenentes Q1 e Q 2 da placa portao eletronico Price 220 V V1.2A

    ResponderExcluir
  81. preciso de ajuda, foi selecionado o controle, ai eu aperto o botão pra avançar o portão ai o motor aciona e o portão avança mais ou menos 2 metros e ele para, n chega nem no sensor. como eu faço?

    ResponderExcluir
  82. oi amigo vc pode me ajudar com a placa peccinin pc 2010 não consigo ligar a sinaleira já coloquei o auxiliar no máximo regulei o timer e nada o portão a bre a sinaleira acende e já não apaga , a as vezes apaga mas quando volta a abrir mantem acesa novamente

    ResponderExcluir
  83. qual a melhor placa para motor garem a g2 ou g2 smart?

    ResponderExcluir
  84. vai depender de quanta oscilação que a energia pode sofrer em sua região,
    os dois modelos são bons.

    ResponderExcluir
  85. Edi Pio verifique a potencia da lampada e se é eletrônica pois pode prejudicar o funcionamento do rele, faça um teste do contato do rele com um multímetro em um tempo curto,
    pode ter problemas na placa também.

    ResponderExcluir
  86. Aonde compro controle novo para essa placa? Os meus estão velhos e não funcionam direito...

    ResponderExcluir
  87. lojas de sistema de segurança,componentes eletrônicos.

    ResponderExcluir
  88. preciso saber a capacidade do transitor da placa do motor garen 1/3

    ResponderExcluir
  89. Bom dia,

    Minha placa queimou e acabei comprando outra, troquei, fiz toda ligação certa e codifiquei os controles, mas o portão sobe e desce apenas pela metade...o que pode ser??

    ResponderExcluir
  90. deve-se programar o tempo de percurso na placa

    ResponderExcluir
  91. O meu motor ficou desconectado da rede elétrica por um tempo, por causa de manutenção no portão.
    Agora, ao religá-lo ele só vai para a frente (fechar), quando acionado do controle ou do botão BOT. Não vai para trás de jeito nenhum.
    Será algum defeito ou ele perdeu a programação?

    ResponderExcluir
  92. Olá
    O meu portão fica com um motor roncando direto, já ao ligar a alimentação, mas não gira, percebi que ao alimentar a placa o relé do respectivo motor liga.
    É só reprogramar ?

    ResponderExcluir
  93. Olá estou com a placa de um amigo gme v1.1 e está ocorrendo que já ao ligar a alimentação entra o relé de um dos motores.
    O que poderá ser?

    ResponderExcluir
  94. Oi
    Sou eu de novo
    A placa é gme v1.1 e nao acende nenhum led,
    Pode tb testar a placa na bancada sem os sensores?

    ResponderExcluir
  95. A placa é uma GME V1.1 e não acende nenhum led.
    Pode fazer testes na bancada sem os sensores?

    ResponderExcluir
  96. Boa Noite como faço para codificar outro contro da marca garen mas na placa só tem uma luz vermelha não tem a verde? Se poder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  97. Meu portao só abre qdo eu aciono o bot da placa e nao fecha de jeito nenhum ah e o led verde de programacao nao acende nunca

    ResponderExcluir
  98. esta com problemas na placa de comando deverá efetuar o conserto trocando componentes tais como transistor, CI, e outros.

    ResponderExcluir
  99. Boa noite,
    Tenho o motor GAREN com a central GME V1.2A (G1) e gostaria de saber se existe alguma forma de acelerar a rotação do motor para abertura e fechamento.

    ResponderExcluir
  100. Ola bom dia, quero saber como fazer pra que o portão Garen feche automaticamente após 2 minutos que estiver aberto?

    ResponderExcluir
  101. Bom dia, quero saber como fazer para o portão garen fechar após 2 minutos que estiver aberto?

    ResponderExcluir
  102. Boa noite Walson!

    Há uma semana, meu portao passou a apresentar o seguinte problema: Ao acionar o portão, este não funciona. Mas ao desligar e ligar o disjuntor ele passa a funcionar novamente. Então depois de meia ou uma hora, ele deixa de funcionar novamente. Aí basta desligar e ligar o disjuntor outra vez. Ele passa o dia inteiro fazendo isso. Observei que quanto mais quente o dia, mais rápido ele deixa de funcionar. Já a noite, quando desligo e ligo o disjuntor ele funciona a noite inteira. E no outro dia ao esquentar ele pára de funcionar de novo. Mas se eu desligar e ligar o disjuntor, ele funciona novamente por um certo tempo. Já verifiquei a tensão na entrada da placa e está tudo ok. Minha central é PPA basculante, sem fotocelula.

    ResponderExcluir
  103. Boa tarde. Alguém por favor me ajude. Eu segui os procedimentos desse manual para apagar a memoria e realmente apagou. Mas não consegui configurar controles, eu: tirei o jumper de "RST" e coloquei em "prog" os LEDs acenderam, apertei o botao no controle.. o led verde piscou, apertei "bot" e voltei o jumper em "rst" e não funcionou, ainda o portao nao chega no fim do curso. Por favor, preciso de ajuda. Obrigado

    ResponderExcluir
  104. deve-se programar os controles e o tempo de percurso.
    feche o Jumper PROG e programe o controle, quando retirar o Jumper PROG aperte o BOT 3 vezes pausadamente,o portão deverá acionar para os dois lados marcando o tempo de percurso.
    ...não deixe o Jumper RST fechado,o Jumper RST é para reset do CI ou confirmação de programação,nele deverá ser dado só um pulso(coloque e depois retire o Jumper)

    ResponderExcluir
  105. Amigo, muito obrigado, deu muito certo os controles, eles estão funcionando. Mas, eu aciono o controle ele abre completamente. Aciono para fechar e o portão vai ate o meio, volta um pouquinho, Para... Aciono, ele vai mais um pouco e acontece o msm. Tentei programar o curso do portão mas continuou do MSM jeito. Pode por favor me ajudar denovo?

    ResponderExcluir
  106. programe o tempo de abertura e fechamento com o portão todo aberto ou todo fechado.

    ResponderExcluir
  107. o motor do portao garen deve ser novo, porque a placa não tem luz verde, e no jampe aparece rev terminal, nao consigo codificar o controle, de me uma ddica.

    ResponderExcluir
  108. o motor do portao garen deve ser novo, porque a placa não tem luz verde, e no jampe aparece rev terminal, nao consigo codificar o controle, de me uma ddica.

    ResponderExcluir
  109. o motor do portao garen deve ser novo, porque a placa não tem luz verde, e no jampe aparece rev terminal, nao consigo codificar o controle, de me uma ddica.

    ResponderExcluir
  110. queria saber pq meu motor não tem força e quase sempre ele para no meio do percurso ,ele não estava funcionando eu troquei o capacitor ,funcionou e agora não tem força

    ResponderExcluir
  111. tente com capacitor de 15uf se o motor for de 1/4 e 220V.
    verifique o ajuste de força do motor na central de comando.
    se mesmo assim persistir o defeito deve-se rebobinar o motor

    ResponderExcluir
  112. Boa noite du gostaria de saber de tem como aumentar a força do meu motor é que as vezes percebo que ele não da conta de subir meu portão principalmente quando chove, já lubrifiqusi e mesmo assim ele fica subindo muito devagar tem hora que tsnho que ajudar ele subir

    ResponderExcluir
  113. verifique se o portão esta correndo livre empurrando com a mão para abrir e fechar, se estiver OK,
    pode trocar o capacitor do motor, e ajustar a embreagem eletrônica da central no máximo da força...
    faça um teste,
    verifique a peça que corre na rosca sem fim do braço do motor se esta com muita folga ou se esta agarrando...

    ResponderExcluir
  114. tenho um garem g1 v1.2a,quando fecho o prog a luz vermelha acende e a verde nao,e nao consigo codificar o controle,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  115. Boa noite Walson,
    Comprei um controle e gostaria de codificar no meu predio porem tudo corre conforme mencionado porem quando tiro o jump do prog a luz vermelha apaga e fica apenas a verde alguns segundos, depois a verde apaga e a vermelha pisca.
    Ja tentei apertar o prog por 2 s. apos retirar o jump mas ocorre mesma coisa.
    Faço conforme menciona, jump no prog, espero acender as duas luzes, aperto o controle e enquanto pisca aperto bot. Depois retiro o jump.
    Central GME v1.1 Rev03...
    Desde já grato!

    ResponderExcluir
  116. o Jumper prog deve ficar fechado durante o procedimento, para encerrar a programação retire o Jumper do prog...

    ResponderExcluir
  117. Sim, apos retirar o jump do prog, a luz verde demora alguns segundos a apagar, apos apagar a verda a vermelha da uma piscada.
    O controle continua sem funcionar.
    Preciso fazer para os dois botoes?
    Parabens pela dedicação! Desde já grato

    ResponderExcluir
  118. feche o Jumper PROG, o LED verde deve ficar aceso...
    ao apertar o botão do controle o LED deverá piscar rápido (se o LED não piscar rápido pode ter problemas no controle)
    no momento que o LED esta piscando rápido aperte o botão BOT da central o LED deve piscar lento ai é só retirar o Jumper do prog.

    ResponderExcluir
  119. ai que ta o problema. o led pisca rapido mas depois de apertar bot ele nao pisca lento.

    ResponderExcluir
  120. motor garen g1 abri a placa tava com uma trilha queimada concertei ao ligar o estator esquenta muito ate desarmar.sem a placa gira para os dois lado com a placa só abre.

    ResponderExcluir
  121. Esta placa tem o recurso de variação da frequência para ajustar a velocidade?

    ResponderExcluir
  122. Não. não tem o recurso de variação da frequência.

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde,estou precisando de uma ajuda urgente...estou tentando configurar o tx car ,para abrir o portão ao acionar o farol alto do carro,porem , sem sucesso...ja fiz os mesmos passos para se codificar um novo controle,verifiquei a frequencia das placas..as duas são de 433 hz,,,mesmo assim não consigo...será que poderia me ajudar...obgdo

    ResponderExcluir
  124. Tenho um da versão 1.1, de um dia para o outro ele parou de ser acionado pelos controles. Tentei reprogramar os controles e ele reconhece normal (pisca verde como você cita no seu tutorial) mas ao tirar um jumper, não acende o verde ao pressionar o controle que acabou de ser configurado. Pelo botão da placa o portão funciona perfeitamente. Alguma ideia?

    ResponderExcluir
  125. R, Mario Bros
    feche Jumper PROG o LED vermelho e verde deve ficar aceso pressione um dos botões do controle até que
    o LED verde comece a piscar rápido,quando estiver piscando rápido pressione a tecla BOT para confirmar ,
    para finalizar retire o Jumper do prog.

    ResponderExcluir
  126. R;Graciela Zabicki
    graziela verifique os leds da central pois quando as centrais estão no modo de programão ao acionar o controle um led deve dar algum sinal,
    tente chegar o controle o mais perto possível da central na hora da programação...
    verifique se o controle é compatível com sua central de comando,pois algumas centrais só aceitam controles originais.
    confira a instalação do tx car se realmente esta ok...

    ResponderExcluir
  127. Olá , Acho que postei em local errado.
    Tomara que por aqui chegue até voce e que voce possa me ajudar:

    Olá walson!
    Graças a voce e seu site muito explicativo, consegui montar meu portao com motor de ponta cabeça a quase 2 anos atras. Ficarei eternamente grato por isto.
    Hoje, depois deste tempo todo funcionando só que de 3 dias pra cá, ligo o controle e tem hora que funciona e tem hora que nao funciona. As vezes é preciso eu desligar o disjuntor do motor e tornar a ligar aí ele funciona. Este é o principal defeito. Outro que acontece as vezes é que ele freia ou não, isto é normal? Ou fiz coisa errada quando montei? Este defeito como eu disse é de 3 dias pra ca com tempo chuvoso.
    Aguardo seu parecer.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  128. se o ato de desligar e ligar a energia esta fazendo a central voltar a funcionar,
    esta com problema no circuito integrado da central, este defeito esta relacionado a oscilação de corrente elétrica ou falha de alimentação do CI.
    quem controla o freio é o circuito integrado,um sistema não muito preciso, podendo ocorrer falha de vez em quando.
    é normal as vezes ele não frear.

    ResponderExcluir
  129. Obrigado pelo esclarecimento walson.
    E o que tenho de fazer para sanar este defeito, walson?

    ResponderExcluir
  130. Bom dia!
    Sou leigo no assunto, mas já configurei outros controles aqui de casa, mas desta última vez está acontecendo que depois de configurado o portão abre até a metade, fecha sozinho até faltar mais ou menos 20cm, ai tenho que acionar novamente para ele terminar de fechar, já resetei placa, já fiz configuração com ele todo fechado, já fiz com ele todo aberto, e já fiz com ele na metade, mas sempre depois de configurado os controles o resultado é o mesmo. A placa é uma GME V3.5. Grato.

    ResponderExcluir
  131. walson, para eu solucionar o defeito de ter que desligar e ligar o disjuntor toda vez que for abrir o portao, eu tenho que comprar outra central KXH30 da rossi?
    Ou tem outra maneira de evitar oscilaçao de corrente eletrica.?

    ResponderExcluir
  132. a central já deve estar com problemas, deverá trocar circuito integrado ou outros componentes que alimentam o circuito.
    o CI desta placa só poderá ser encontrado com a distribuidora Rossi.
    pode-se também trocar a placa...

    ResponderExcluir
  133. oi trabalho em uma empresa no nv mundo e guando vai dando la pra 12:00 horas o portao aqui da empresa ele para de funcionar guando aperto o controle pra ele fecha ele n fecha e sim abre mais , quero saber gual e o defeito dele .

    ResponderExcluir
  134. o problema causado em horários específicos é na maioria dos casos provocado por dilatação estrutural devido a temperatura do ambiente (calor ou frio).
    na verdade o equipamento não tem defeito nenhum, precisa é de ajuste de regulagem de finais de curso.
    seu problema esta no final de curso de abertura, o imã pode estar acionando o sensor de fechamento por isso o portão tenta abir de novo mesmo aberto.
    solução;
    verifique se o portão tem um limitador de abertura pois limitando a abertura do portão o imã não alcançará o sensor de fechamento.

    solução 2; troque o capacitor do motor, ajuda a frear o motor.

    solução 3; utilize o freio eletrônico da placa de comando para frear o motor.verifique se sua placa possui este recurso...
    há outras soluções possíveis para este problema.

    ResponderExcluir
  135. ola, qual a frequencia do controle para o modelo v.1.1?

    ResponderExcluir
  136. minha placa é a G1 modelo antigo, e está dificil configurar controles novos pois o botão boot não funciona, eu li aqui mesmo que vc sugere usar a botoeira para substituir o boot. vc disse que tem que fechar um curto e soltar nos bornes da botoeira, só que eu não consegui entender bem isso que vc disse, tem como explicar melhor?

    ResponderExcluir
  137. consegui configurar 4 controles usando a botoeira, entendi como fechar o curto. só que tem que fechar e abrir em 1 segundo, se passar mais tempo ao invez de gravar apaga tudo que já estiver gravado

    ResponderExcluir
  138. um led verd nao apaga e nada mais funciona, o que sera?

    ResponderExcluir
  139. Qual a frequência dos controles da placa GME v1.1a? preciso comprar controles mas não sei a frequência.

    ResponderExcluir
  140. Tenho dois portões que são comandados pela mesma placa, poderia me ajudar a configurar um controle que o botão esquerdo acione um motor e o direito outro motor?

    ResponderExcluir
  141. Ola, O transformador da placa GME V1.1A queimou o secundario. Como faço pra comprar outro. Qual tensão de saida nesse trafo.

    ResponderExcluir
  142. a Saída é 12V, veja se o seu modelo é só 12V ou 12+12.

    ResponderExcluir
  143. gostaria de instalar um luz de garagem, junto da placa g1, porém tenho um modulo de luz de garagem universal!! Mas não sei a pinagem da saída CLG da placa!! Alguém poderia me ajudar???? Obrigado

    ResponderExcluir
  144. O meu é deslizante e quando chega no fim de curso o motor desliga porém o portão continua em movimento fazendo om que o imã do fim de curso saia da posição causando acionamento errado ou bate o portão quando feha, tem alguma programação para fazer a minha placa só tem o trim-pot de ajuste de embreagem que só atua ao fechar o portão

    ResponderExcluir
  145. ola tenho uma placa garem igual a esta da foto que o transmissor só faz ligar, não desliga só desliga pelo fim de curso o que pode ser?

    ResponderExcluir
  146. Meu motor garen g2 de uns dias pra cá só aciona os controles de perto. Antes eu acionava de até 20 metros, observei que tem uma saída de antena na placa, mas sem nenhum fio. O que devo fazer para melhorar o sinal? Os controles são novos e estão com baterias novas.

    ResponderExcluir
  147. alguem pode me ajudar , preciso saber qual e os transitores que vao na placa Garen G1, pois o meu o raio estourou e nao da pra ver qual e o modelo, obrigado

    ResponderExcluir
  148. Boa tarde....configure o fechamento automático no portão mas só que ele não fica aberto , mesmo parando ele após começar a fechar.... placa g2

    ResponderExcluir
  149. Onde consigo comprar uma placa igual Est á?

    ResponderExcluir
  150. Boa noite,após configurar o controle, seguindo todos os procedimentos o LED verde não está apagando, permanece aceso, não habilita.obrigado.

    ResponderExcluir
  151. Bom dia eu tenho uma placa gme mas não sei gula e o comum Ab az FC pode me Informa

    ResponderExcluir
  152. Ter motores de alta velocidade basculante é muito importante para a segurança de sua propriedade.

    ResponderExcluir
  153. deu certo ,consegui ajustar a pausa e luz de cortesia obrigado!!

    ResponderExcluir
  154. deu certo,consegui ajustar a pausa e luz de cortesia obrigado!!

    ResponderExcluir
  155. Alguem sabe qual o maximo de tempo para fechamento automatico do portao na
    placa GAREN CLASSIC ?
    Programei 120 piscadas no LED e deveria ser 2 minutos mas ficou com 1 minuto somente.

    Grato !

    ResponderExcluir