Portão eletrônico aulas de montagem e manutenção, defeitos frequentes. Motor só roda para um lado.

by - novembro 12, 2013

Dicas de manutenção, Motor roda só para um lado.

Primeiro é preciso entender como funciona as rotações do motor, quem faz esta mudança de rotação é a central de comando do kit motor.
ex; quando aperto o botão do controle a central recebe um sinal que é enviado ao circuito integrado, e o circuito envia um sinal para o transistor acionar o rele respectivo à rotação do motor,

lembrando que a central só aciona um rele de cada vez, primeiro um depois o outro, cada um dos reles são respectivos a determinadas rotações do motor.
obs.; os finais de curso podem alterar este funcionamento das rotações do motor,(sensores ou fiação em curto).
Este é um defeito bastante frequente em centrais de comando ou em kits motores de portão.
Para o motor funcionar as duas rotações é preciso que alguns itens do kit motor estejam funcionando, são eles;

  1. Central de comando.
  2. Sensores de fim de curso.
  3. Fiação.
  4. Estator motor.

Vamos verificar cada item.
Para acha qual item esta com problemas siga o procedimento.

  • desconecte os finais de curso da placa e coloque o portão no manual,acione a central de comando pelo controle ou BOT. verifique se os dois reles atuam, 
  • se funcionar as rotações, verifique os sensores do fim de curso e suas fiações.
  • se não funcionar as rotações,verifique a central de comando, utilizando um multímetro meça as saídas dos reles e identifique o rele que não arma,ao identificar as rotações verifique itens da placa com possíveis defeitos.
  • transistor  BC337
  • rele 12V
  • trilhas da placa
  • resistores 
  • circuito integrado
Se a central não estiver com problemas.
verifique o estator do motor, pode estar rompido o enrolamento respectivo a rotação com problemas,
defeitos de rotação no estator é bem baixa a probabilidade.

You May Also Like

30 comments

  1. o motor do meu portao esta girando para os dois lados o motor é 220v

    ResponderExcluir
  2. motor ppa 220 gira para os dois lados estou testando fora do portao

    ResponderExcluir
  3. ola!meu nome e cristiano e gostaria de saber se vc pode resolver meu problema?tenho dificuldades em acessar o motor(dz nano)pelo controle,de vez em quando nem perto do motor nao quer funcionar.
    ja troquei pilhas,controle,e codifiquei outra vez e nada.obrigado

    ResponderExcluir
  4. pode estar com problemas com a receptora de sinal na placa de comando do motor

    ResponderExcluir
  5. ola amigo como faço para este motor trabalhar semente em um sentido.

    ResponderExcluir
  6. adquiri duas centrais de comando 4 trimpots facility com foto celula(não vou usar as fot cel) as duas centrais estão apresentando o mesmo problema. faço testes sobre bancada e consigo acionar somente um rele.no manual não achei nada pra ajudar.por favor aguardo respostas

    ResponderExcluir
  7. por normas atuais do INMETRO as centrais de comando de portões eletrônicos não podem funcionar sem a fotocélula. deve-se conectar a fotocélula à central de comando para funcionar as rotações do motor.

    ResponderExcluir
  8. Mauricio lima.. o motor tem duas rotações é a central de comando que alterna as rotações.
    para utilizar somente uma rotação deve-se ligar o motor direto a energia sem central de comando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok. preciso montar uma esteira com este motor e qe faça algumas paradas altonatica, derepente com sensores. qe vc acha?

      Excluir
  9. meu portão não reconheçe um dos fim de curso

    ResponderExcluir
  10. verifique o imã e o sensor respectivo ao lado que não reconhecem.

    ResponderExcluir
  11. Tenho um gatter 3000 e o portão abre e fecha apenas pelo final de curso. Ele não abre e fecha no meio da opereção, qual é o defeito?

    ResponderExcluir
  12. confira a configuração do reverso geralmente é um Jumper,
    pode ter também problemas na placa

    ResponderExcluir
  13. Estou tentando memorizar o percurso da central universal Reed digital, mas ela só sobe 30 cm e depois volta para mesma posição,você pode me ajudar, agradeço pelo seu blog, ajuda muitas pessoa.

    ResponderExcluir
  14. o processo de programação é um pouco longo por isso siga o manual de programação central ciclo completo o manual esta no link, http://portaoeletronicoservicos.blogspot.com.br/2013/01/manual-de-programacao-completo-central.html

    leia o manual com atenção.
    para programar o percurso, siga o manual a partir de PROGRAMAÇÃO AUTOMÁTICA DA CENTRAL:
    Ciclo Completo:

    obs. siga os procedimentos com calma não poderá errar nenhum procedimento, se não a central não aceitará novas programações.

    ResponderExcluir
  15. se confirmar que fez tudo certo na programação.
    então poderá ter defeito no encoder da engrenagem interna.
    ou defeito na central.

    ResponderExcluir
  16. se funcionava antes então desligue a energia da central aguarde um tempinho e ligue de novo e acione o controle a programação irá reconhecer o percurso do portão automaticamente,tente com o portão totalmente aberto ou fechado.

    ResponderExcluir
  17. Walson Volpiceli, boa tarde, estou com um duvida, moro em um apartamento e estou configurando o fechamento automatico do portão, modelo da placa kx30 da rossi porem quando eu abro ele o led não pisca e quando eu fecho q ele pisca, então ele esta configurando ao contrario quando e pra fechar ele abre e quando e pra abrir ele fecha, oq posso fazer

    ResponderExcluir
  18. Boa Tarde

    Meu portão parou de funcionar do nada , ele parou e ao apertar o botao ele faz apenas um barulho tipo tec tec e a luz vermelha pisca do motor mas nao anda .

    ResponderExcluir
  19. meu portão certa vez abriu e não fechou e como meu entiado estava sem a chave do motor ele removeu a cremalheira, mas como não estava presente não vi realmente o que ele fez até remover a cremalheira, no mínimo deve ter forçado o motor.
    botei as cremalheiras e substitui as que ele quebrou.
    ao tentar acionar pelo controle ele abre uns 10cm e fecha umas 2x sozinho e o LED OSC fica piscando rapidamente, o mesmo acontece ao tentar reprogramar o percurso. o que pode ser? manualmente ele abre e fecha sem travar a engrenagem ou pular na cremalheira.

    ResponderExcluir
  20. Ás vezes o motor do meu portão eletrônico não funciona. Deve estar com o mal do mal contato, por que lhe dou um chute no traseiro e volta a funcionar. Pode me dizer a cura? Grato.

    ResponderExcluir
  21. Tenho um Dz nano, ao ligar a placa o led FF acende automaticamente, e com isso o portão corre só p um lado, e não reconhece o sensor fim de curso, o que pode ser ??

    ResponderExcluir
  22. Após uma chuva no meu bairro, o motor ppa dz rio do portão deslizante parou de funcionar, ou seja, não aceita mais os comandos do controle remoto. Verifiquei que existe corrente elétrica e o fusível está OK. O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  23. Amigos, tenho um motor rossi com central acton com problemas, o motor estar funcionando perfeitamente (partida direta).

    Porem a placa não aceita nenhum comando (sensores botoeira, controle), na verdade tem energia saindo do trafo e chegando nos GND porem nada funciona, nenhum léd acende.
    Preciso muita da ajuda dos especialistas, conheço até bem de elétrica, porem eletronica sou um desastre.

    ResponderExcluir
  24. o portão, ele não abre e não fecha, mas se empurrar ele abre ,e fecha o que pode ser

    ResponderExcluir
  25. Como vai.
    meu portão recém adquirido, só vai para um lado. Removi os sensores de fim de curso e continuou o problema, desliguei da tomada, dei umas batidinhas nos relés para ver se estes estavam presos, religuei na romada e nada, ele só vai para um lado.
    É um PPA Facilyti 4T.

    ResponderExcluir
  26. Ok Bom Amigo, Minha Placa Esta Com os Dois Relés Fechando e Ascendendo as Duas Lâmpadas de Teste Ao Mesmo Tempo, Seria Capacitor em Curto? porem Isso Não Foi Aferido Pelo Multímetro.

    ResponderExcluir
  27. Pessoal preciso de uma ajuda, estou com uma placa "Silicom CM-2" e o problema é que o portão abre só a metade e só fecha a metade, tipo uns 4 segundos de acionamento, no meu portão não utilizo os batentes de fim de curso ( FCA e FCF), quando retiro a placa e simulo na mesa com lampadas no lugar do motor ela funciona no tempo certo, e regulagem pelo tripot funciona mas logo se desfaz, acho que algum componente na placa aquece e perde a sua função, alguém sabe qual componente é responsável pelo tempo de abertura?

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, instalei ontem motor ppa 1/4 deslizante, ele abre e para no sensor corretamente! (não está fechando), vou verificar final de curso e os relés, motor é novo sem uso!

    ResponderExcluir
  29. Boa noite. Eu tenho um motor ppa que estava parado,tentei ligado no 110 pq ele era 220, troquei capacitor e posições dos fios mas não dá sinal de nenhum.como resolvo

    ResponderExcluir