Aulas de montagem e manutenção(defeitos frequentes e como resolve-los)Motor sem força.

by - abril 05, 2013

Motor sem força ou urrando e não roda
possíveis soluções;

Este defeito esta relacionado a vários itens do kit motor ou relacionado ao portão a qual o motor exerce força para abril-lo ou fecha-lo.
verificando o portão; coloque o kit motor no manual, e puxe o portão para abrir ou fechar com a mão devagar e sinta se o portão não esta pesado em algum, faça isso até o limite da abertura e fechamento para verificar se o portão agarra ou fica pesado em alguns pontos, também verifique as roldanas ou cabos e rolamentos do portão se estão rodando livremente.
feito isso com o portão e estando tudo ok.
vamos verificar o motor.
verifique engrenagens e rolamentos do motor se estão bons.
em alguns casos o kit motor possuí um sistema de embreagem mecânica  verifique se a embreagem esta frouxa.

verificando estes casos e estando ele ok, vamos então verificar a parte eletrônica  o capacitor,a central,e o estator(embobinamento).
1.(solução eletrônica  em maioria das centrais de comando ha um circuito para ajustar a corrente elétrica que vai ao motor, ajuste o trimpot da embreagem para o sentido do sinal + respectivo ao trimpot.

2.(solução eletrônica) troque o capacitor do kit motor e teste se o problema é resolvido.
como saber qual capacitor usar para o motor.
3.(solução eletrônica  o estator; para testar o estator ligaremos o motor direto a rede elétrica para testar sua força; veja como ligar o motor direto.

You May Also Like

19 comments

  1. Ótima aula. Aqui no meu condominio, kero instalar um sinalizador de saída de veículos, mas kero que ligue a luz, só quando acionar o portão. Como eu faço para ligar este sinalizador junto ao motor, para que funcione quando ele abrir?

    Aguardo sua opinião. Abraço

    ResponderExcluir
  2. você deve utilizar um temporizador para acionar a luz, que é ligado em paralelo a bobina do rele respectivo a abertura do portão,
    tem centrais que já vem com esta opção nos bornes luz ou fechadura
    tem centrais que utilizam modulo de luz acoplado a central, veja marca e modelo da central.

    ResponderExcluir
  3. olaaa bom diaa
    quando motor do portao eletronico esquenta MUITOOO
    é normal???

    ResponderExcluir
  4. é ou não isso depende do tanto de ciclos de acionamento,
    se funcionou muito por um curto período de tempo é normal o motor esquentar.
    mas se utilizou uns 4 ciclos continuos e o motor esquentou demais isto não é normal.
    1 ciclo corresponde à uma abertura e um fechamento do tamanho do portão com o motor em funcionamento.

    ResponderExcluir
  5. olá não consigo entrar em contato já mandei um email e não tive resposta

    ResponderExcluir
  6. E quando a placa é alimentada em 220v, mas com a ajuda de um multimetro, quando testo a saída dos relês ( comum e aberto ou comum e fechado) encontro apenas 90v. Sabe onde posso estar perdendo essa tensão ?

    ResponderExcluir
  7. no sistema de embreagem eletrônica da placa(força do motor)
    verifique se a placa tem ajuste de embreagem eletrônica e se esta ajustado no máximo.

    ResponderExcluir
  8. Possui sim o sistema de embreagem, mas está posicionada no máximo.
    Deve ter dado problema em algum componente, mas não consigo identificar para substituir!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. .o que fazer quando o motor do portao de correr esta ficando pesado para abrir e fechar....grato

    ResponderExcluir
  10. Estava muito irado em ter que levantar o portão manualmente, pois o motor sozinho não conseguia. Muito boa sua dica de girar o trimpot aumentado a corrente e consequentemente a força do motor.Obrigado
    José Eduardo - Poá/SP

    ResponderExcluir
  11. Olá! o motor do portão do condomínio que moro esta com o seguinte problema, poderiam me orientar o que pode acontecer, tendo em vista que em algumas vezes que aconteceu o mesmo fato foi levado ao técnco que cobrou um valor muito elevado e em poucos meses voltou o problema, o motor é um garen durata, industrial. Esta ocorrendo o seguinte problema, ele funciona normal, abrindo e fechando por umas 3 ou 4 vezes, depois trava, não funciona mais, quando acionado faz um barulho de acionamento mais não consegue movimentar o portão, o que será que esta acontecendo, agradeço muito a orientação, aguardo

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, meu motor esta parando e as vezes nao consegue fechar o portao e fica fazendo barulho no motor tipo forçando, oq pode ser? capacitor ou portao empenado.

    ResponderExcluir
  13. Ricardo, o capacitor é uma peça muito barata, fácil de achar e que se troca bastante nos portões, por isso acho que seria de grande valia para você testar a troca do capacitor, visando que precisa apenas retirar a tampa da central. Esses capacitores não possuem polaridade entao é só colocalos do mesmo modo do antigo. Caso não resolva seu problema poderá deixalo guardado para futura troca e assim analisar outras possibilidades como medir a tensão na saída dos reles etc.

    ResponderExcluir
  14. outra duvida amigo, o meu capacitor é ligado direto no motor, vc acha que eu ligo do msm jeito que esta ou ligo direto na placa logica?

    ResponderExcluir
  15. Ricardo, você olhou a placa? Se possuir os conectores específicos para capacitor coloque neles, caso não tenha, coloque um dos fios do capacitor junto com o borne do fio que abre o portão, e o outro fio do capacitor junto com o borne do fio que fecha o portão. Com o capacitor dentro da caixa ele ficará mais seguro. Mas se não quiser se arriscar com mudanças pode colocar como esta mesmo não há problema.

    ResponderExcluir
  16. Olá meu portão não quer ligar< já verifiquei as baterias dos controles, será que pode ser algum fusível que queimou?

    ResponderExcluir
  17. Tenho um motor e placa da Garen (placa comprida), as vezes quando aciono o controle remoto de dentro do carro o portão não abre ou não fecha, precisa ficar insistindo ou aguardar uns 60 segundos até ele aceitar o comando. Já troquei a bateria do controle e nada de funcionar perfeitamente. As vezes tenho que sais de dentro do carro para ele acionar o motor. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  18. CET já verificou a antena da placa se está reta ou apontando para outro local? Já vi pessoas que soldam um cabo de 50 ohms eu acho, e resolvem a questão de distância...

    ResponderExcluir
  19. Ter motores de alta velocidade basculante é muito importante para a segurança de sua propriedade.

    ResponderExcluir